A Toyota voltou a aparecer na liderança de um ranking criado pela consultoria J.D. Power em relação ao pós-venda de veículos e a satisfação dos seus clientes em relação a estes serviços. Os dados foram revelados nesta semana e mostram que a montadora conseguiu voltar ao primeiro lugar depois de perder a posição para a Hyundai no ano passado.

Toyota lidera pesquisa de satisfação com pós-venda no Brasil

De acordo com as informações que foram divulgadas pela consultoria responsável pela pesquisa, foram entrevistados 4.887 proprietários no Brasil. A marca japonesa não só retomou a coroa como também registrou pontuação de 841 pontos, de um máximo de 1.000, um recorde para as marcas de volume desde 2015 - quando o levantamento começou a ser feito por aqui.

A Honda também conseguiu aumentar a sua pontuação no ranking de pós-venda, conseguindo aparecer na segunda colocação da lista. Um dos destaques negativos da lista deste ano acabou ficando com a Mitsubishi, que havia conseguido ficar no oitavo lugar no ano passado e que agora caiu para a oitava posição.

Além do ranking geral, a consultoria também criou neste ano uma categoria especifica para os carros vendidos pelas marcas e montadoras de luxo. As marcas mais caras, conforme é esperado, conseguiram obter uma avaliação média adicional de 834 pontos, 24 acima da média das marcas de volume.

Toyota lidera pesquisa de satisfação com pós-venda no Brasil

Na liderança deste ranking das marcas de luxo, em relação aos serviços de pós-venda oferecidos aos consumidores, aparece a Mercedes-Benz, seguida pela Audi.  Detalhes como limpeza do carro após o serviço e retorno aos ajustes originais do motorista de banco, som, espelhos e volante, fizeram a diferença para as marcas de luxo.

A pesquisa foi feita com 4.887 pessoas que adquiriram carros novos entre fevereiro de 2017 e março de 2018. De acordo com a consultoria, são analisados aspectos como qualidade do serviço prestado após a compra, como revisão, consulta técnica e retirada do veículo. A metodologia é a mesma aplicada pela consultoria em outros mercados do exterior.

Confira as 10 melhores marcas em satisfação com serviços de pós-venda:

1º - Toyota (841 pontos)

2º - Honda (836)

3º - Hyundai Caoa (829)

4º - Ford (816)

5º - Hyundai HMB (816)

6º - Chevrolet (810)

7º - Volkswagen (806)

8º - Mitsubishi (804)

9º - Fiat (801)

10º - Nissan (795)