As japonesas Toyota e Mazda a confirmaram um investimento bilionário no mercado automotivo dos Estados Unidos. De acordo com as informações que foram confirmadas pelas duas gigantes, e comemoradas pelo presidente Donald Trump, ambas devem lançar uma fábrica em conjunto na terra do Tio Sam. O investimento total deve ficar em US$ 1,6 bilhão.

Toyota e Mazda anunciam fábrica conjunta nos EUA

Até o momento ainda não foi confirmado o local onde será instalada esta unidade. Mas alguns detalhes do objetivo principal das duas empresas foram citados na confirmação do negócio. A ideia é que essa planta consiga absorver a fabricação do Corolla. Anteriormente a ideia das empresas era fabricar o carro no México, em uma planta que já está sendo construída.

A principal repercussão do assunto girou em torno de mais uma vitória pessoal do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que comprou essa briga pessoalmente no começo deste ano. O presidente norte-americano havia afirmado que as empresas teriam que pagar uma taxa mais elevada de imposto para vender o Corolla Mexicano nos Estados Unidos.

Mas a fábrica que está sendo erguida no México continuará com as obras de acordo com o cronograma criado no começo do projeto. A ideia é que ela passe a fabricar as unidades da picape Tacoma.

Toyota e Mazda anunciam fábrica conjunta nos EUA

Ainda sobre o que esperar dessa nova planta nos Estados Unidos, a ideia é que ela tenha capacidade para produzir 300 mil carros por ano, sendo que essa capacidade deve ser dividida entre as duas montadoras. Os carros que serão feitos nessa nova unidade também deverão abastecer o mercado canadense.

Parceria

A Toyota e a Mazda seguem de acordo com as diretrizes estabelecidas no momento do fechamento da parceria que visava fazer com que as duas empresas conseguissem ganhar mercado mais rapidamente em âmbito internacional. O acordo prevê que as duas empresas detenham pequenas fatias acionárias da outra.

Além das fábricas que estão sendo erguidas de forma conjunta, a ideia também é que elas unam forças para desenvolver tecnologias para carros elétricos e autônomos.