A montadora japonesa Toyota Motor Corp. (TMC) foi fundada em 1933 na cidade de Toyota, província de Aichi, no Japão. A marca é detentora também da Lexus, da Scion e da Daihatsu.

Essa montadora teve uma trajetória de sucesso que passou pela consolidação como principal fabricante de automóveis do Japão, seguindo pela invasão de outros mercados do mundo, como a Europa e as Américas, e agora, em 2013, atinge o seu ápice com a divulgação de que a Toyota é a marca de carros mais vendida do mundo. Isso mesmo, seus carros são os que mais vendem ao redor do globo.

Segundo os dados divulgados, a montadora japonesa possui uma vantagem de 1,4 milhão de carros à frente da alemã Volkswagem, que é a sua principal concorrente no mundo.

Toyota Mais Vendido 2013

Segundo esses números, é possível dizer que um em cada dez carros vendidos no mundo saíram de uma fábrica da Toyota, o que é uma marca impressionante que representa a consolidação da marca no âmbito mundial.

Em números absolutos, a Toyota vendeu 6.727.753 unidades no período de janeiro a outubro de 2013. Esse número corresponde a uma participação de 9,7% nas vendas globais. A Volkswagem, que é a segunda colocada vendeu no mesmo período 5.306.607 unidades, o que corresponde a uma participação de 7,7% nas vendas globais.

Além de Toyota e Volkswagem, a lista ainda conta com as norte-americanas Ford e Chevrolet, na terceira e na quarta posição respectivamente. A Ford vendeu 4.743.359 unidades no período avaliado, com 6,9% do mercado mundial e a Chevrolet vendeu 4.088.211 unidades, o que lhe conferiu 5,9% de participação no mercado mundial.

Toyota Corolla 2013

Para que se tenha uma ideia do tamanho da façanha da Toyota e de seu sucesso, a famosa montadora italiana Fiat figura apenas na décima posição: vendeu apenas 1.508.541 veículos no período de janeiro a outubro de 2013. Esse resultado fez os diretores do grupo italiano acenderem os sinais de alerta e várias medidas de reformulação de estratégia foram traçadas para os próximos anos.

Vale lembrar que esses números divulgados correspondem apenas aos resultados obtidos apenas pela marca Toyota. Se forem acrescentados os números obtidos pelas outras marcas que compõe o grupo Toyota, que são a Daihatsu e a Lexus, a participação no mercado mundial subiria para 11,2%! Isso porque a Daihatsu vendeu 694.915 unidades no período e a Lexus vendeu 354.392 unidades nesse mesmo período. É evidente que isso prova o quanto o grupo Toyota cresceu nos últimos anos, e prova que quanto maior for o conglomerado, maior será seu resultado.