Muitos profissionais que trabalham no segmento automotivo fazem previsões animadores em relação a classe de carros elétricos. Seria a solução para diversos problemas, afinal de contas a energia elétrica é um bem que pode ser produzido pelo homem, bastando unicamente investimento em tecnologia, enquanto que o petróleo precisa ser descoberto e explorado para ser utilizado como combustível. Com o passar dos anos vemos cada vez as montadoras investirem pesado no lançamento de novos modelos de carros movidos por eletricidade, mas mesmo assim ainda não conseguimos ver todo este investimento nas ruas das grandes cidades.

Toyota pesquisa recarga de bateria sem fio

O fato é que existem alguns problemas para a popularização dos carros elétricos no mundo todo. Hoje em dia existe toda uma infraestrutura nas cidades que foram feitas pensando nos carros que são movidos a gasolina, álcool, etc. Existem os postos de gasolina, por exemplo, que estão instalados em diversos pontos nas grandes cidades permitindo que a pessoa tenha mais chances de ter um por perto sempre que ficar sem gasolina. Mas para os carros elétricos esta infraestrutura precisa ser adaptada.

Infraestrutura é problema

As grandes cidades terão que pensar em uma forma de instalar fontes de energia em pontos chaves permitindo que os motoristas não fiquem sem bateria para chegar ao seu destino. Isso porque para cada carro que fica parado no meio de uma avenida de grande cidades muitos quilômetros e congestionamento podem se formar. Portanto, a instalação destas redes de energia é fundamental para que as grandes cidades, que dependem completamente das suas vias de acesso, possa continuar funcionando corretamente. Este já é um ponto que impede que os carros elétricos estejam completamente difundidos ainda.

Modelo de recarga em estação sem fio.

E é claro que existem ainda alguns problemas em relação a própria tecnologia que é utilizada para se fazer um carro elétrico. Os preços ainda são muito elevados e a potencia do motor ainda não consegue ser tão eficiente quanto as que são movidas por combustíveis como o álcool ou a gasolina, desta forma as pessoas acham que este tipo de carro ainda não é um bom investimento que possa ser feito, já que pensando apena pelo lado do desempenho a pessoa teria um carro pior pagando mais caro. E ainda por cima existem os problemas da própria duração das baterias. Parece que infelizmente a tecnologia de armazenamento de energia não consegue acompanhar a evolução dos dispositivos, e o mesmo acontece com os veículos.

Mas as grandes cidades e grandes empresas que estão de olho neste segmento estão começando a inventar dispositivos que vão permitir com que algumas dificuldades sejam solucionadas. E um dos primeiros problemas que estão sendo atacados por estas empresas está relacionado a com as pessoas farão para recarregar o seu veículo com energia suficiente para continuar andando.  E esta solução já está sendo mostrada em alguns grandes eventos, como o recente Salão de Los Angeles que aconteceu nos Estados Unidos.

Possíveis soluções estão aparecendo

Os curiosos de plantão que passavam pelos estandes dos carros elétricos conseguiram também acompanhar de perto algumas novidades do setor que poderá impulsionar a venda do segmento e incentivar ainda mais as pessoas a verem com mais carinho a opção dos carros que são conhecidos por serem ecologicamente corretos, já que não dependem da exploração de recursos naturais ao mesmo tempo que também não emitem poluentes na atmosfera. Está sendo desenvolvida uma nova geração de baterias que poderão ser utilizadas nos próximos carros que forem movidos a energia elétrica. A grande vantagem destas baterias é que elas poderão ser recarregas por sistemas sem fio, sem a necessidade das pessoas terem que plugar o carro em uma tomada.

O sistema está sendo desenvolvido por algumas empresas que são parceiras da Toyota, uma das montadoras que mais tem investido nos últimos tempos em pesquisas e conceitos de carros novos movidos somente por energia elétrica. A montadora acredita realmente que este deve ser o futuro do mercado automotivo e que estes problemas de infraestrutura deverão ser resolvidos porque o importante é que estes carros estejam rodando o mais rápido possível pelas ruas das grandes cidades. Mas a bateria com sistema de recarga sem fio realmente poderá ser uma excelente saída.

Spark, da Chevrolet, também poderia ser adaptado para sistema de recarga sem fio.

O problema é que os diretores da montadora já adiantam que este é um projeto que se desenvolverá a longo prazo, ou seja, não existe nada pronto que possa ser colocado no mercado o mais breve possível. Mesmo assim, eles acreditam que o projeto pode ser o empurrão que falta na indústria para que as pessoas passem a levar mais a sério a ideia de comprar um carro elétrico, pois isso será muito importante para a sociedade como um todo.

O sistema de recarga de bateria por energia elétrica será feito utilizado sistema Wi-Fi usando a tecnologia da Witricity, empresa dos Estados Unicos. Os americanos bolaram um sistema de recarregamento por ressonância que está em fase de testes e mantém uma parceria com a Toyota, desde 2011. Portanto, o que podemos perceber é que realmente a Toyota está investindo neste projeto, buscando parcerias fora do país para conseguir encontrar as peças que ainda faltam neste esquema.

Resta esperar os próximos passos da indústria para saber quando estas soluções serão lançadas para o grande público.