A Toyota iniciou uma série de testes práticos para verificar a possibilidade de começar a fazer com duas fábricas no Brasil comecem a operar no terceiro turno. As unidades que estão passando por essa avaliação são aquelas que estão localizadas em Sorocaba e Porto Feliz.

Toyota quer implantar terceiro turno em fábricas no Brasil

Der acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, a decisão de começar a operar neste terceiro turno abriu um total de 700 oportunidades de emprego diretas. Dessa forma, a ideia é de que ambas as fábricas passem a funcionar 24 horas por dia, aumentando a quantidade de carros produzidos para o mercado nacional.

Para que as unidades conseguissem suportar o aumento da produção, a empresa realizou um investimento de R$ 600 milhões, incluindo os custos para contratação de 740 pessoas na unidade de Sorocaba e mais 130 pessoas para a unidade de Porto Feliz.

Com isso, a Toyota afirma que a capacidade produtiva de carros da empresa no Brasil passará das atuais 108 mil unidades por ano para aproximadamente 160 mil. Uma das principais demandas que começará a ser atendida com essa ampliação é a produção do Etios e também dom novo Yaris.

Toyota quer implantar terceiro turno em fábricas no Brasil

Os objetivos específicos destes testes que são feitos antes que a fábrica realmente passe a operar no terceiro turno são identificar situações que possam interferir na logística de materiais, equipamentos, veículos e funcionários, que possam atrasar a produção quando o terceiro turno estiver em operação.

Se tudo sair como o previsto pela Toyota nos próximos dias, a ideia é que comece o terceiro turno nas duas unidades a partir do dia 5 de novembro.