Recentemente a Toyota deu entrada com um pedido de registro de patente de uma transmissão manual simulada que vai oferecer aos motoristas 14 marchas. De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa nos documentos de registro, este componente será destinado aos carros elétricos da empresa, permitindo que os motoristas tenham essa experiência de controle das trocas.

Toyota registra patente de transmissão manual de 14 marchas para carros elétricos

Mesmo que as imagens do registro mostrem a possibilidade de alcançar 14 marchas, os dados técnicos afirmam que não existe um limite de marchas simuladas que este dispositivo pode alcançar.

Sobre o funcionamento, o motorista poderá selecionar exatamente quantas marchas deseja. "O número de estágios da engrenagem virtual pode ser de seis estágios ou mais, ou menos de seis estágios", diz o documento. "Um motorista pode selecionar o padrão desejado de acordo com sua preferência."

Toyota registra patente de transmissão manual de 14 marchas para carros elétricos

O mecanismo deve funcionar a partir de uma quantidade delimitada de posições reais para as marchas, que poderia chegar a seis em uma versão para produção, mas que foi definido como quatro no exemplo, para o registro. E na medida que o motorista vai passando pelas marchas, o padrão virtual muda para o próximo conjunto de “relações”.

Mesmo que o pedido de patente acaba entrando em alguns detalhes técnicos do funcionamento do sistema de uma forma geral, na prática a instalação e o uso podem acabar se tornando mais complexo, já que nenhuma montadora nunca utilizou mais de sete marchas em uma transmissão manual para um carro.

Toyota registra patente de transmissão manual de 14 marchas para carros elétricos

Este pode ser considerado como um passo muito adiante do que a grande maioria das montadoras acabam tomando em relação ao lançamento de novidades mecânicas para os carros elétricos de uma forma geral. Mesmo parecendo um passo atrás diante das transmissões automáticas, existem diversas vantagens nas transmissões manuais que podem ser exploradas.

Além de passar essa experiencia de condução que muitos motoristas ainda preferem em relação a transmissão automática, as marchas manuais podem permitir ainda um maior controle da entrega de energia do motor, podendo reduzir o consumo de energia das baterias.