A Toyota vai expandir sua produção no Brasil. De acordo com o anúncio feito nesta semana, a montadora terá uma nova fábrica instalada dentro do Complexo Industrial de Sorocaba (SP), chamada de Sorocaba 2. O objetivo é conseguir duplicar sua capacidade de produção de veículos nacionais até o ano de 2026.

Toyota terá nova fábrica em Sorocaba (SP)

A estratégia da montadora é concentrar grande parte da sua produção na cidade de Sorocaba, fechando a fábrica de Indaiatuba. Além disso, ela vai manter o linha na fábrica instalada em Porto Feliz, local onde são feitos os motores instalados nos seus caros.

Segundo o acordo que foi feito entre a empresa e o Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região, a unidade de Indaiatuba, que produz o Corolla desde 1998, será gradualmente transferida para Sorocaba, com a transferência completa prevista para 2026. Atualmente, a planta de Indaiatuba possui cerca de 1,5 mil funcionários e uma capacidade anual e 76 mil veículos por ano.

Toyota terá nova fábrica em Sorocaba (SP)

A nova fábrica faz parte de um conjunto de investimentos anunciados pela montadora para o mercado brasileiro que deve totalizar R$ 11 bilhões até o ano de 2030, sendo aplicado em diversas frentes. Além do aumento da capacidade de produção, este dinheiro deve garantir também o lançamento de novos produtos, incluindo veículos com a tecnologia híbrida-flex.

Em termos de veículos, o complexo de Sorocaba passará a ser responsável pela produção dos Corolla sedã, Corolla Cross e Yaris sedã e hatch, além de novos modelos híbridos-flex.