A Toyota confirmou que está desenvolvendo uma nova plataforma de veículos elétricos e híbridos chamada E3. De acordo com as informações que foram divulgadas pela companhia, essa nova arquitetura servirá como base para futuros lançamentos em quesitos como carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in. O lançamento fará parte de uma estratégia que aposta em diferentes tipos de propulsão.

Toyota terá nova plataforma para veículos elétricos e híbridos

Além disso, essa plataforma também deve ser uma peça fundamental dentro do conjunto de ações da montadora para que seja alcançada a meta de zero emissões até o ano de 2035 no mercado Europeu. Mas, nas palavras da própria montadora, a ideia é oferecer soluções “ecléticas e não apenas elétricas”. Com isso, a montadora confirma também que deve apostar em outras soluções, como propulsão a hidrogênio.

Matt Harrison, CEO da Toyota Motor Europe, afirmou em um comunicado divulgado pelo Automotive News Europe o seguinte: "Estamos convencidos de que a jornada para a neutralidade de carbono não será apenas elétrica, será eclética, ou seja, englobará múltiplas tecnologias e combustíveis que levam ao mesmo destino"

A Toyota quer ir trabalhando com uma base comum que permita, gradualmente, ir aumentando a participação de carros elétricos nas vendas da marca como um todo. Essa nova plataforma deve ser uma mescla de componentes das arquiteturas e-TNGA que a Toyota projetou em conjunto com a Subaru, e também da base GA-C, que suporta modelos híbridos e de combustão interna, como o Corolla e o C-HR, assim como o recém-lançado Toyota Corolla Cross.

  • Galeria: Foto 1 de 3
    Galeria: Foto 1 de 3
  • Galeria: Foto 2 de 3
    Galeria: Foto 2 de 3
  • Galeria: Foto 3 de 3
    Galeria: Foto 3 de 3

Estes novos veículos que ainda serão anunciados com essa plataforma E3 devem ser produzidos na fábrica instalada pela companhia na Inglaterra, onde atualmente o Corolla também é montado. Outra planta que também deve se tornar responsável pela produção dos carros é a da Turquia.

Enquanto isso, ainda seguem os planos da montadora de continuar avançando com o desenvolvimento do hidrogênio, tanto aplicados em motores de combustão, como nas já conhecidas células de combustível.