A Toyota confirmou que está desenvolvendo uma nova plataforma de veículos elétricos e híbridos chamada E3. De acordo com as informações que foram divulgadas pela companhia, essa nova arquitetura servirá como base para futuros lançamentos em quesitos como carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in. O lançamento fará parte de uma estratégia que aposta em diferentes tipos de propulsão.
Além disso, essa plataforma também deve ser uma peça fundamental dentro do conjunto de ações da montadora para que seja alcançada a meta de zero emissões até o ano de 2035 no mercado Europeu. Mas, nas palavras da própria montadora, a ideia é oferecer soluções “ecléticas e não apenas elétricas”. Com isso, a montadora confirma também que deve apostar em outras soluções, como propulsão a hidrogênio.
Matt Harrison, CEO da Toyota Motor Europe, afirmou em um comunicado divulgado pelo Automotive News Europe o seguinte: "Estamos convencidos de que a jornada para a neutralidade de carbono não será apenas elétrica, será eclética, ou seja, englobará múltiplas tecnologias e combustíveis que levam ao mesmo destino"
A Toyota quer ir trabalhando com uma base comum que permita, gradualmente, ir aumentando a participação de carros elétricos nas vendas da marca como um todo. Essa nova plataforma deve ser uma mescla de componentes das arquiteturas e-TNGA que a Toyota projetou em conjunto com a Subaru, e também da base GA-C, que suporta modelos híbridos e de combustão interna, como o Corolla e o C-HR, assim como o recém-lançado Toyota Corolla Cross.
Estes novos veículos que ainda serão anunciados com essa plataforma E3 devem ser produzidos na fábrica instalada pela companhia na Inglaterra, onde atualmente o Corolla também é montado. Outra planta que também deve se tornar responsável pela produção dos carros é a da Turquia.
Enquanto isso, ainda seguem os planos da montadora de continuar avançando com o desenvolvimento do hidrogênio, tanto aplicados em motores de combustão, como nas já conhecidas células de combustível.