O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que vai fazer uma revisão completa nas normas de consumo dos veículos novos, ao mesmo que tempo que segue adiante com o seu plano de reduzir a regulação ambiental nos Estados Unidos. E, parece que pelo menos neste assunto, Trump conseguiu o apoio das montadoras de carros.

Trump afirma que vai revisar regras de emissões de poluentes

O anuncio foi feito em Michigan, que pode ser considerada como a capital a automotiva do automóvel no mercado norte-americano. Trum confirmou que serão examinados todos os objetivos que foram fixados pela Agência de Proteção Ambiental (EPA, em inglês) para o período 2022-2025. O presidente falou também que pretende abrir um novo período de consultas sobre o assunto.

Como tem se tornado praxe nos seus discursos mais recentes como presidente dos Estados Unidos, Trump voltou a citar o ex-presidente Barack Obama, afirmando que ele tomou a decisão de limitar as emissões de gases poluentes “de última hora”. Vale lembrar que a luta contra as causas das mudanças climáticas acabou se tornando uma das principais bandeiras do governo Obama.

A preocupação de Trump, de acordo com suas próprias palavras, são os empregos dos norte-americanos. O presidente dos Estados Unidos afirmou que está trabalhando para assegurar quem toda a sua legislação proteja tanto os seus empregos quanto também as suas fábricas.

Fazendo as pazes

Trump afirma que vai revisar regras de emissões de poluentes

Com essa decisão, o presidente dos Estados Unidos tenta fazer as pazes com as montadoras de carros, depois de comprar uma briga em relação a produção de veículos que deixou os Estados Unidos e foi levada para países como o México, como uma forma de reduzir os custos para as companhias.

O pedido de revisão das regras de poluentes foi feito pelas próprias montadoras, quando representantes das empresas enviaram uma carta para o presidente dos Estados Unidos, há algumas semanas atrás. O governo afirmou que este tipo de decisão precisa ser tomada, pois afeta diretamente cerca de sete milhões de americanos cujos empregos acabam dependendo diretamente do setor automotivo.

Atualmente a lei exige que as montadoras tenham uma determinada média de emissão de poluentes, e isso faz com que elas tenham que vender carros que sejam considerados menos poluentes para continuar vendendo carros que seriam mais poluentes, como geralmente acabam sendo os SUVs ou as pick-ups.