Elon Musk apresentou nesta terça-feira, dia 19, em Los Angeles, o protótipo de um dos seus projetos mais comentados dos últimos anos: um túnel que será capaz de transportar passageiros em cabines ou impulsioná-los em seus próprios veículos, tudo isso de uma forma muito rápida.

Túnel de alta velocidade de Elon Musk ganha protótipo

O principal objetivo deste projeto é ajudar a resolver um problema cada vez mais presente no dia a dia das grandes cidades: o congestionamento. O túnel de teste que foi apresentado conta com quase dois quilômetros de comprimento, escavado no subsolo da sede da empresa de transporte aeroespacial SpaceX, em Hawthorne (perto de Los Angeles), também fundada por Musk.

O próprio Elon Musk acabou fazendo um dos testes dentro dos túneis, utilizando um dos veículos elétricos que podem atingir 240 km/h, mais rápido que um trem subterrâneo, embora hoje não exceda 80 km/h.

O empresário revelou uma série de dados sobre os custos que estiverem envolvidos diretamente no projeto. A perfuração teria custado cerca de US$ 10 milhões. O custo é considerado baixo e foi assumido por outra empresa de Elon Musk, a Boring Company, que utiliza uma combinação de maquinaria tradicional e de tecnologia de ponta para economizar "tempo e dinheiro".

Túnel de alta velocidade de Elon Musk ganha protótipo

O objetivo principal é desenvolver um sistema de túneis que esteja sempre pronto para ser expandido e melhorado, de forma ilimitada. “É como um sistema de estradas em três dimensões sob a superfície”.

Dentro dos tuneis projetos, viajarão pelo menos 16 passageiros em cabines de alta velocidade, ou também em veículos particulares fazendo uso de um sistema hidráulico que descerá da superfície até a base, atravessando os túneis com tração elétrica.

Para se ter uma ideia do impacto que este tipo de solução causaria, viajar do centro de Los Angeles para seu aeroporto internacional levaria cerca de oito minutos, em um percurso que, com o congestionamento habitual, é feito entre 40 e 80 minutos. "Esta é a única maneira que posso pensar para enfrentar problemas crônicos de trânsito nas grandes cidades", comentou Musk, durante a apresentação.