Um dos mais novos integrantes da equipe do Uber pode ser considerado como uma verdadeira contratação de peso pela gigante dos transportes. Trata-se de Mark Moore, engenheiro que já trabalhou na Nasa e que idealizou um projeto de carro voador que ainda não saiu do papel. O profissional foi contratado para atuar nos Estados Unidos. As informações foram confirmadas pela agencia Bloomberg.

Uber anuncia contratação de engenheiro da Nasa

O engenheiro chamou a atenção da mídia especializada ao publicar no ano de 2010 um projeto de veículos elétricos, que foram batizados de VTOLs. Uma das principais características dos modelos desenhados eram as que permitiam com que os veículos não apenas voassem, mas também tivessem a capacidade de decolar e pousar verticalmente. Além disso, os modelos fariam menos barulho que qualquer helicóptero.

Na Nasa, o profissional já prestava serviços há mais de 30 anos, e acabou deixando o cargo na agencia de exploração espacial para ocupar um novo cargo criado no Uber, chamado de diretor de engenharia de aviação. Com isso, o Uber segue dando claros indícios ao mercado de que vai investir em outros segmentos de transporte.

Uma das estratégias da empresa será de abrir caminho no mercado para uma determinada tecnologia que permite com que sejam criados carros voadores. O Uber que se tornar uma espécie de líder neste segmento, organizando a indústria para que os projetos de carros voadores sejam acelerados e possam efetivamente sair do papel.

Taxias aéreos

Uber anuncia contratação de engenheiro da Nasa

Além dos carros autônomos que estão sendo desenvolvidos pela Uber para que o aplicativo tenta total controle da sua frota e permita com que os passageiros cheguem em determinados destinos com mais segurança e de forma mais rápida, a empresa também quer lançar uma verdadeira frota de taxis aéreos.

Estes veículos devem ser utilizados para realizar deslocamentos que não superem a distância de 150 km, o que pode ser considerado como um trajeto curto quando comparado com as distancias que costumam ser percorridas por aeronaves, helicópteros e afins.

Como a empresa entende que este tipo de aeronave não poderia descer em qualquer lugar nas grandes cidades, o projeto do Uber prevê que que sejam criadas pequenas estações para estes veículos. Os passageiros poderiam utilizar os veículos convencionais do Uber para que o restante do trajeto possa ser feito.

Por enquanto, os projetos ainda não possuem data para serem efetivamente lançados no mercado.