A Uber anunciou a liberação de uma nova forma de pagamento de viagens no mercado brasileiro. O Voucher, como foi chamado pelo aplicativo, é voltado para as empresas que realizam viagens utilizando o aplicativo. A ideia é facilitar a vida das companhias que costumam oferecer viagens para clientes, funcionários e também para parceiros comerciais.
Para a pessoa que recebe o benefício, no momento em que ela solicita o Uber aparecerá essa opção como forma de pagamento, mostrando que o custo da viagem em questão já foi pago pela empresa.
O foco da Uber com a novidade é fornecer a solução para empresas que organizam eventos e viagens e que, antes, precisavam se preocupar com os traslados de colaboradores e convidados.
A Uber informou que estava testando o projeto desde o ano passado, em mais de 100 empresas ao redor do mundo. No Brasil, uma construtora utilizou os vouchers para fornecer viagens a cerca de 10 mil participantes de um evento. Fora do país a parceria já existe com organizadoras de shows, restaurantes e até clubes esportivos.
Dados de trânsito
Nesta semana a Uber também confirmou que adicionou São Paulo à plataforma "Uber Movement", que apresenta dados do trânsito na cidade. É a primeira vez que a Uber disponibiliza esse tipo de informação no país — além de SP, cidades como Santiago, no Chile, e Bogotá, na Colômbia estão também disponíveis na América do Sul.
A plataforma permite que qualquer pessoa faça consultas e download de informações como o tempo de deslocamento entre diferentes pontos da cidade. Além disso, o tempo médio das viagens durante os horários de pico e em diferentes dias da semana também podem ser consultados, de acordo com os filtros.
As informações podem ser consultadas através do site do projeto (https://movement.uber.com/?lang=pt-BR) . "O objetivo é contribuir com o trabalho de gestores públicos, planejadores urbanos, pesquisadores e interessados em mobilidade", disse em nota Ivo Corrêa, diretor de regulação da Uber na América Latina.