A Uber confirmou para a imprensa norte-americana que está colocando novamente seus carros autônomos nas ruas dos Estados Unidos. De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, os modelos estarão circulando na cidade de Pittsburgh.

Uber anuncia retorno dos carros autônomos para as ruas dos EUA

Os modelos autônomos que estavam funcionando em caráter de testes em algumas regiões dos Estados Unidos acabaram sendo tirados das ruas depois que um veículo se envolveu em um acidente, que resultou na morte de uma pessoa.

Neste primeiro momento, de acordo com o comunicado da Uber, os carros vão rodas apenas em modo manual. Ou seja, durante todas as corridas que forem feitas os carros serão operados por um “especialista da missão”.

Além do motorista, os carros também levarão um segundo ocupante, no banco do passageiro. Mas essa pessoa não será um usuário comum do serviço de transporte por aplicativo, e sim será um outro profissional da empresa que terá como principal missão tomar notas de quaisquer eventos normais.

Uber anuncia retorno dos carros autônomos para as ruas dos EUA

Outra novidade, segundo a empresa, é que o motorista será acompanhado em tempo real, para garantir que o condutor permaneça sempre atento. Caso perceba desatenção, o sistema poderá emitir um alerta sonoro.

A Uber quer seguir fazendo todos os testes necessários para saber se os carros autônomos realmente vão funcionar da forma como a empresa espera. Mesmo que o condutor esteja no controle do veículo, todos os sistemas de auxílio de condução do carro ficarão ativados durante o tempo inteiro da corrida. Isso vale inclusive para a frenagem de emergência e para o alerta de colisão.

Não existe previsão informada pela Uber para a duração dos testes com os carros comandados por motorista se também não existe previsão do retorno do modo totalmente autônomo nos veículos.