No futuro idealizado pela empresa de transporte Uber, todos os carros da sua frota serão comandados por sistemas autônomos. Mas este ainda é um cenário muito longe da realidade, uma vez que não depende apenas das inovações das companhias de tecnologia, mas principalmente das questões de infraestrutura das cidades.

Uber fecha parceria com montadora para seguir com projeto de carros autônomos

Mas a empresa segue com seu projeto de carros autônomos. E mesmo com as dificuldades que enfrentou ao longo do ano passado, com acidentes e infrações de transito envolvendo os carros que já faziam os testes, bem como a briga com o governo de determinados estados norte-americanos que queriam impedir a continuação dos testes, a empresa segue anunciando avanços nesta área.

Esta semana a companhia anunciou que fechou um acordo com a Daimler, empresa dona da marca Mercedes-Benz, e que está diretamente relacionada com o projeto de veículos autônomos. O acordo prevê que, a partir deste ano, a empresa desenvolva carros que sejam especificamente criados para estes fins, comportando todos os sistemas que precisam ser instalados para que um veículo autônomo possa realmente funcionar.

Uber fecha parceria com montadora para seguir com projeto de carros autônomos

De acordo com as informações que foram divulgadas pelas duas empresas, em um primeiro momento seriam carros bastante parecidos com os que são vendidos nas lojas para os consumidores finais, mas com leves alterações feitas ainda na fábrica para que o carro possa se tornar autônomo. Mas em um futuro breve, a montadora deverá criar carros mais focados neste serviço.

"Fabricantes de veículos como a Daimler são essenciais para nossa estratégia porque a Uber não tem experiência na produção de carros, e, de fato, fazer carros é realmente difícil", disse o presidente-executivo da Uber, Travis Kalanick.

Por enquanto, a Uber ainda não faça em datas com relação a expansão do seu projeto de carros autônomos. Atualmente os testes seguem sendo feitos nos Estados Unidos, com modelos Ford Fusion e Volvo XC90, que já contam com diversos recursos de acessibilidade e assistência para os motoristas.