Depois do acidente fatal no qual um carro autônomo pertencente a empresa de transporte por aplicativos Uber atropelou uma ciclista e que fez com que a empresa tirasse os veículos de circulação, a empresa parece que está pronta para retomar o serviço.

Uber deve retomar carros autônomos nos Estados Unidos

De acordo com as informações que foram divulgadas pela imprensa norte-americana sobre o assunto, a partir de agora a montadora deverá realmente assumir uma posição mais cuidadosa em relação aos testes que estão sendo feitos com os carros autônomos. A companhia já teria recebido a aprovação do governo do Estado norte-americano da Pensilvânia para retomar o serviço.

Mas os carros autônomos devem começar a ser encontrados novamente apenas em um trajeto entre dois escritórios da empresa em Pittsburgh, onde a companhia lançou seus veículos autônomos em 2016. As informações foram confirmadas pela porta-voz da empresa, Sarah Abboud. Ainda não se sabe quantos veículos efetivamente serão utilizados nesta retomada.

Uber deve retomar carros autônomos nos Estados Unidos

Mas já se sabe que este relançamento, como está sendo tratado este retorno, será em uma escala muito menor do que de fato estava sendo feito anteriormente, quando aconteceu o acidente. A empresa anteriormente lançou a frota de carros autônomos em vias públicas em alta velocidade, à noite, em áreas lotadas de pedestres e com um único motorista de reserva no banco da frente. Agora, os carros não vão operar à noite ou em dias chuvosos e não vão ultrapassar 40 km/h, disse Abboud.

Além disso, com estes novos testes, serão dois funcionários sentados na parte da frente de todos os carros autônomos, ao invés de apenas um. Tudo isso foi anunciado depois do lançamento de um relatório que mostra intransigência de parte da empresa no caso do acidente com a ciclista, já que pessoas do alto escalão teriam ordenado que fossem desativados os freios de emergência, para reduzir as freadas bruscas que os modelos estavam apresentando durante as viagens.