A Uber está mais uma vez no centro de uma grande polemica. Um engenheiro que trabalhou na companhia e que atuava diretamente nos testes que eram feitos com os carros autônomos afirmou que a companhia ignorou completamente diversos alertas de segurança que foram dados antes do acidente que levou a morte de uma ciclista nos EUA.
O engenheiro afirma que a companhia, além de ignorar os alertas de segurança, também demorou muito para abordar acidentes e outras falhas ocorridas durante os experimentos. Robbie Miller deu declarações durante uma entrevistam para a imprensa dos Estados Unidos sobre o assunto.
O engenheiro trabalhava como gerente do time de operações relacionadas aos testes que eram feitos com os veículos autônomos. Ele apresentou uma série de e-mails que ele teria enviado com sugestões e indicações de falhas nos sistemas. De acordo com Miller, os e-mails foram enviados diretamente para os executivos da Uber.
Em uma das mensagens, o especialista foi muito claro ao afirmar que os problemas eram os responsáveis pelos acidentes e danos causados pelos carros, indicando o operador humano, a plataforma de inteligência artificial, ou ambos, como os causadores. Nenhuma resposta teria sido recebida.
O especialista enviou uma nova mensagem, dias após o atropelamento que resultou na morte da ciclista, dando uma serie de sugestões, incluindo uma redução no tamanho da frota autônoma e a colocação de mais de um motorista humano em cada carro, além de mais autoridade a funcionários para que interrompam a circulação dos veículos caso detectem falhas.
As mensagens teriam sido ignoradas, e o profissional teria deixado a empresa três dias depois. Coincidentemente, na semana passada a Uber afirmou que retomaria o projeto e os testes e afirmou que estava adotando uma série de medidas, sendo que muitas dessas foram justamente as sugeridas pelo engenheiro.
Os relatos do engenheiro também trazem indícios de negligência quanto a análise de acidentes que já haviam ocorrido. De acordo com Miller, a Uber teria levado mais de duas semanas para começar a analisar os relatórios operacionais relacionados a um acidente ocorrido no final de 2017, quando um carro autônomo quase bateu em outro durante os testes.
Quando procurada pela imprensa norte-americana, a Uber afirmou que não comentaria as declarações do engenheiro.