A União Europeia tem planos ambiciosos em relação a emissão de poluentes de carros nos países que pertencem ao conjunto. De acordo com as informações que foram divulgadas, o plano principal que será seguido nesta área tem como principal objetivo cortar boa parte dos poluentes emitidos pelos carros na próxima década.

União Europeia define meta de corte de emissões de poluentes de carro até 2030

Os planos levam em consideração a emissão de poluentes entre os anos de 2021 até o ano de 2030. Todas as iniciativas que serão tomadas terão como principal objetivo cortar, no mínimo, 30% de poluentes sendo emitidos pelos carros que se utilizam de gasolina, diesel e afins.

O plano foi repartido em metas, o que vai ajudar a acompanhar o processo, e ajustar o andamento do processo de acordo com os objetivos alcançados. Até o ano de 2025, por exemplo, a meta é já ter conseguido reduzir em 15% o total de poluentes sendo emitidos pelos carros.

Se já forem levados em consideração as reduções que estão acontecendo paulatinamente na Europa desde os anos 90, caso o objetivo seja alcançado o índice de poluentes sendo emitido pelos carros cairia em 40%. Todas estas medidas acabam sendo fundamentais para que os países da União Europeia consigam alcançar os objetivos relacionados ao clima e que estão registrados no Acordo de Paris.

Incentivos

União Europeia define meta de corte de emissões de poluentes de carro até 2030

Diferentemente do que acontece em outros países, onde são colocados objetivos sem que os governos de fato se comprometam com ações que ajudem a alcança-los, a União Europeia deverá ajudar os países no oferecimento das condições necessárias para que a redução de 30% de CO2 saindo dos carros de fato aconteça.

A ideia é abrir novos sistemas de créditos que deverão beneficiar os fabricantes de carro para que eles consigam produzir mais veículos que tenham emissão de poluentes classificados como baixa ou nula. Desta forma, deve aumentar a oferta de carros elétricos ou que se utilizam de combustíveis alternativos.

Mas o pacote de medidas também prevê multas e punições para as empresas. A ideia é multar em até 95 euros a cada grama de CO0 emitida acima do limite previsto para cada automóvel registrado no ano em que a violação for constatada.