Uma boa notícia para os donos de carros que precisam realizar o pagamento do seguro obrigatório todos os anos. O DPVAT terá uma redução no valor cobrado pelos motoristas no ano de 2018. De acordo com as informações que forma divulgadas pelo Conselho Nacional de Seguros Privados, a redução será de 35%, mas apenas para os carros, não valendo pelas motos.

Valor do seguro DPVAT terá redução de 35% em 2018

A tabela com os valores que devem ser cobrados dos automóveis e que foi divulgada pela Susep mostra que o custo será de R$ 42 pelo DPVAT, sendo que os preços podem ser aplicados para todo o Brasil. Esse é o valor que vale para os carros considerados de passeio.

"Todo ano, temos a avaliação tarifária para o DPVAT e a decisão foi para que fizesse uma redução, com exceção na categoria 9, de motos, que vai continuar pagando R$ 180,65 por conta da sinistralidade [maior quantidade de acidentes]", afirmou Joaquim Medanha, chefe da Susep.

Seguro popular

Além da redução dos preços, o CNSP também criou uma regra para asseguradoras que poderão se utilizar das chamadas redes referenciadas para oferecer o que está sendo chamado de seguro popular de automóvel. Atualmente essa é uma modalidade que já existe, mas que conta com uma baixa adesão.

Valor do seguro DPVAT terá redução de 35% em 2018

O principal objetivo do seguro popular de carro é oferecer um seguro para os automóveis que são mais antigos, com idade média de cinco ou seis anos de uso, e que geralmente contam com uma cobertura bastante limitada por parte das seguradoras convencionais. A modalidade oferece proteção para os motoristas em casos de roubo, colisão, incêndio, entre outros.

De acordo com as regras criadas para atender e viabilizar este tipo de seguro, poderão ser utilizadas as chamadas peças não originais (desde que sejam inteiramente compatíveis) e até mesmo aquelas que já foram usadas, desde que sejam certificadas de acordo com o que determina a lei do desmonte. Dessa forma, o objetivo final é deixar esta modalidade de seguro mais barato para os consumidores.