A Tesla conseguiu superar, em termos de valor de mercado, uma das montadoras de veículos mais tradicionais do mundo, a Ford. De acordo com as informações que foram repercutidas pela imprensa internacional, o valor da empresa que investe nos carros elétricos e autônomos chegou na marca de US$ 49 bilhões no fechamento do pregão da bolsa norte-americana da última segunda-feira.

Valor da Tesla supera o da Ford em mercado

No mesmo dia, o valor da Ford para o mercado de ações dos Estados Unidos era de US$ 46 bilhões. A valorização da empresa acabou se dando um dia depois que o CEO da Tesla, Elon Musk, revelar um recorde de vendas de carros da montadora neste primeiro trimestre de 2017. A notícia fez com que as ações da empresa valorizassem 7%.

De acordo com os números que foram revelados pela montadora em relação as suas vendas, foram 25 mil carros vendidos nos primeiros três meses de 2017, o que representou o crescimento de 70% a mais do que nos primeiros três meses do ano de 2016. Mas vale lembrar que o valor da empresa, pelo menos no que diz respeito a bolsa de valores, não está diretamente relacionado com a quantidade de vendas, uma vez que o número de veículos vendidos pela Ford e infinitamente maior.

O que explica a valorização da Tesla

Valor da Tesla supera o da Ford em mercado

Mas, afinal de contas, o que realmente pode explicar essa grande valorização de uma empresa que não vende tanto assim? Bom, isso é o que está sendo chamado de “poeira mágica” ao redor de Elon Musk, a figura que comanda a Tesla. Ele faz com que os investidores realmente apostem em algo que ainda não se concretizou de fato.

"Há cinco anos, ninguém sabia o que era a Tesla, mas agora as pessoas querem ter um. Ela é agora o sonho de consumo que a BMW era", afirmou Ben Kallo, analista de tecnologia em energia da consultoria financeira Robert W Baird. De uma forma geral, os investidores ainda acreditam que a Tesla é o futuro do transporte, mesmo que ainda não tenha conseguido converter isso em vendas.