Os dados consolidados em relação as vendas de carros durante o mês de julho revelam um pequeno crescimento em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com as informações que foram confirmadas pela Fenabrave, o aumento nos emplacamentos ficarou em 1,9%.

Venda de carros cresce 1,9% em julho

Os números consolidados mostram que 184.838 carros foram emplacados durante o mês de julho passado, sendo que os dados levam em consideração os automóveis, os veículos comerciais leves (picapes e furgões), caminhões e ônibus no mês passado.

Apesar de apresentar uma alta quando comparado com o mesmo mês do ano passado, em relação ao mês de junho a venda de carros acabou caindo 5%, uma queda mais significativa que deve impactar especialmente no acumulado do ano. Mesmo assim, até o momento, as vendas no acumulado do ano apresentam alta de 3,38% na comparação com as vendas feitas ao longo do ano de 2016.

Até o momento, as vendas de veículos do mês de janeiro até o mês de julho somam 1,2 milhão de unidades contra 1,6 milhão nos primeiros 7 meses de 2016. Lembrando que o semestre anterior foi o primeiro com crescimento nas vendas desde o ano de 2013, um dado que foi bastante comemorado pela indústria como um todo.

Vendas por segmento

Venda de carros cresce 1,9% em julho

Quando levadas em consideração as vendas de carros realizadas em cada segmento, a grande alta nas vendas do mês de julho aconteceu no segmento de carros e comerciais leves, que apresentou alta de 2,3% em comparação com as vendas do ano passado. Foram 178.847 emplacamentos, representando aumento de 2,3%.

Já o segmento de picapes e furgões acabou ajudando a segurar o aumento e impedindo que ele se tornasse mais expressivo no período, uma vez que apresentou queda nas vendas de 3,72%. O consolidado de vendas de carros deste segmento no período foi de 27.144 unidades. As quedas nas vendas também foram percebidas nos segmentos de caminhões e ônibus, com redução de 3,3% e 24,7% (respectivamente).