No meio de uma grande crise econômica que afeta diversos setores da economia, especialmente a indústria automotiva, essa semana tivemos uma notícia positiva nesta pauta. De acordo com as informações que foram divulgadas pela Fenabrave, as vendas de carros novos tiveram a primeira alta em dois anos.

Venda de carros novos apresenta primeira alta em 2 anos

O número positivo acabou sendo registrado no mês de março. O relatório informa que foram emplacados, ao longo do mês, um total de 189.143 carros, sendo que estes dados levam em consideração os veículos comerciais leves, caminhões e ônibus. Os dados representam um aumento de 5,5% em comparação com o mesmo período do ano de 2016, com um total de 179.279 veículos.

Antes do mês de março de 2017, a última alta que havia sido registrada no mês de dezembro de 2014. Mas os dados do ano de 2014 acabam sendo muito diferentes do que está se apesentando neste momento, uma vez que naquele ano foram registrados 370 mil emplacamentos.

Na comparação com o mês de fevereiro deste ano de 2017, a alta do mês de março representa 39,4%. Este tipo de aumento, do mês de fevereiro quando comparado com o mês de março, é considerado bastante comum, uma vez que fevereiro conta com menos dias uteis e também apresenta um momento complicado, em termos de finanças, para diversas famílias.

Queda no acumulado

Venda de carros novos apresenta primeira alta em 2 anos

Apesar de ter conseguido apresentar esta primeira alta em 2 anos, o acumulado de vendas de carros durante os primeiros três meses do ano de 2017 ainda representa uma queda quando comparado com os primeiros três meses do ano de 2016. O percentual ficou em 1,94% de queda.

Projeções

Apesar da quantidade de carros vendidos ainda ficar abaixo do ano passado, que foi considerado como um dos piores de todos os tempos da indústria automotiva, a Fenabrave está realizando algumas projeções positivas para os próximos meses. A expectativa é que o acumulado do ano de 2017 fique com um crescimento de 2,43% nas vendas.