O mês de julho registrou um aumento nas vendas dos carros novos, impulsionadas especialmente pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dentro de um programa criado pelo governo para carros populares. O aumento foi de 14,24% quando comparado com junho desse ano.
Os dados consolidados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) indicam que foram 181.787 unidades emplacadas no sétimo mês do ano, ante 159.122 no mês anterior.
O programa de redução de imposto acabou beneficiando modelos como Fiat Argo, Mobi e Hyundai HB20S. Dos oito veículos contemplados pelo programa, cinco registraram alta superior a 10% nas vendas. Outros, no entanto, ficaram abaixo das expectativas, como o Renault Kwid, o Hyundai HB20 (hatch) e o Chevrolet Onix Plus.
Mas mesmo com os modelos de carros mais baratos sendo beneficiados diretamente com a redução do imposto, a liderança do mês voltou a ser ocupada por um carro que não foi enquadrado nesse programa, o Volkswagen Polo, que superou novamente o Fiat Strada nessa dobradinha revezada que vem sendo observada ao longo de 2025.
Mesmo tendo ficado na frente por 4 meses consecutivos, o modelo da montadora italiana ainda está na frente em relação ao acumulado do ano. Foram vendidos, até o momento de 2025, 75.592 unidades do Strada contra 70.155 do Polo.
Posição | Marca / Modelo | Vendas de julho 2025 |
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1º | Volkswagen Polo | 12.940 |
2º | Fiat Strada | 12.895 |
3º | Fiat Argo | 9.966 |
4º | Volkswagen T-Cross | 9.022 |
5º | Fiat Mobi | 8.099 |
6º | Hyundai Creta | 7.856 |
7º | Chevrolet Onix | 7.689 |
8º | Chevrolet Tracker | 6.974 |
9º | Toyota Corolla Cross | 6.866 |
10º | Nissan Kicks | 6.341 |