Muitos economistas acharam que a Europa conseguiria recuperar o fôlego durante o ano que passou, se recuperando da crise econômica que acabou afetando diversos países da região. Do ponto de vista dos prognósticos que eram feitos sobre a economia da região, que eram realmente desanimadores, grande parte dos países conseguiram recuperar um pouco do seu poder econômico, mas isso não significa que todos os segmentos da economia conseguiram acompanhar. O consumo da população do velho continente ainda está abalado e isso fica claro na medida que os países divulgam os resultados de venda de alguns setores, especificamente o automotivo.

Vendas em queda na Europa

A venda de carros na Europa é um considerado um bom termômetro para medir o poder de consumo até mesmo das pessoas mais pobres, já que os carros no continente custam muito mais barato do que no Brasil. Portanto os números que estão sendo divulgados com os balanços de vendas do ano passado realmente se mostram extremamente desanimadores para parte dos economistas, enquanto que para os mais otimistas garantem que o consumo voltará aos eixos durante o no ano de 2013.

No setor automotivo especificamente, alguns dos países mais importante do continente mostraram uma acentuada queda nas vendas dos veículos. Nem mesmo a Alemanha, que foi o país que conseguiu superar mais rapidamente a crise e que assumiu a liderança do bloco econômico europeu, acabou conseguindo transformar o bom desempenho em consumo dos cidadãos. Confira alguns dos números que foram divulgados durante este início de ano.

Alemanha

O país que conseguiu manter suas contas em dia enquanto o furacão da crise estava passando pelo continente, até mesmo emprestando dinheiro para os países mais afetados, acabou perdendo um pouco do seu poder de consumo. De acordo com a análise dos especialistas, os cidadãos preferiram parar de comprar e guardar reservas para enfrentar uma possível situação difícil futura, o que acabou criando um impacto negativo principalmente no setor automobilístico. De acordo com o fechamento que foi divulgado pela Alemanha, a venda de automóveis caiu 2,9% durante o ano de 2012.

Alemanha não conseguiu segurar consumo.

A queda acabou acompanhando outros países e a tendência geral do continente, com uma demanda mais fraca de compra e venda de automóveis, sendo que algumas montadoras acreditavam até mesmo que a queda seria maior. Ao todo, a retração do mercado europeu como um todo no mês de dezembro chegou a 16%, o que acabou puxando toda a média dos países para baixo. A Alemanha que conseguiu se consolidar como a maior economia da Europa viu seus licenciamentos de novos veículos caírem para 204 mil veículos durante o mês de dezembro, o que puxou a média do ano para a queda de 2,9%. Foram vendidas, ao todo, 3,08 milhões de unidades, de acordo com as informações da associação de importadores de automóveis da Alemanha.

Espanha

Na Espanha a situação foi pior do que a encontrada no setor automotivo da Alemanha durante o ano passado. De acordo com o balanço da indústria que foi divulgado recentemente, a queda foi de 13,4% em todo o ano de 2012 comparado ao mesmo período de 2012. Os emplacamentos de novos carros no país caíram 23% no mês de dezembro de 2012 comparado ao último mês de 2011. No mês de novembro a queda já tinha sido de 20,3%.

O grande problema no caso da Espanha é que as entidades que controlam o setor no país não estão nem um pouco otimistas para o ano que está começando. Tudo indica que as vendas fiquem no mesmo patamar deste ano, mas existem alguns setores que estão prevendo novas quedas, o que está fazendo que as montadoras parem de investir no país.

Assim como o governo brasileiro, o governo espanhol também acabou entrando no jogo com o objetivo de tentar aquecer a economia do setor automotivo, oferecendo reduções de impostos para as pessoas que comprassem veículos novos em todo o país. O grande problema no caso da Espanha é que todos concordam que o governo demorou muito para agir neste setor, já que a redução dos impostos foram autorizadas apenas em outubro de 2012, quando o ano praticamente já estava perdido para o setor. Mesmo assim, as entidades do país garantem que a redução dos impostos impediu que a queda nas vendas fosse ainda maior.

França

A França apresentou um dos piores resultados em termos de vendas de carros nos últimos anos. De acordo com as informações que foram divulgadas pela imprensa local e também pelas agências de notícias internacionais, o balanço do setor automotivo de 2012 foi o pior dos últimos 15 anos. As informações foram levantadas pela associação de montadoras CCFA. O consolidado de vendas de 2012 apontou uma redução de 14% durante o ano.

Ano da França foi o pior em 15 anos.

Além das informações relacionadas as vendas de um modo geral, algumas montadoras acabaram tendo uma queda maior do que a esperada mesmo com a crise da economia. A Ford, por exemplo, apresentou uma queda de 40% em volume de vendas durante o mês dezembro. A francesa Renault teve queda de 27% nas vendas, para 30.415 unidades em dezembro, seguida pela alemã Volkswagen, com queda de 20%, e pela também francesa PSA Peugeot Citroën, cujas vendas cederam 14%

O último ano que apresentou um resultado tão baixo no segmento de venda de automóveis na França foi em 1997.