A Volkswagen confirmou essa semana que terá que desembolsar mais uma quantia milionária em virtude do escândalo que ficou conhecido como “dieselgate”. De acordo com as informações que foram repassadas pela companhia, a montadora deverá separar mais US$ 3 bilhões para cobrir despesas com reparos por causa da fraude da emissão de poluentes.

Volks contabiliza prejuízo de US$ 30 bilhões na América do Norte

O montante de dinheiro que deverá ser encaminhado para reparar este tipo de problema é referente ao levantamento de prejuízos somente na América do Norte. Com mais esta perda de recursos, a montadora já acumula um prejuízo de US$ 30 bilhões somente na América do Norte, o que daria aproximadamente R$ 95 milhões na cotação atual.

Deste total de dinheiro, mais de US$ 20 bilhões são referentes somente as penalidades se também os ressarcimentos que deverão ser pagos para os donos dos carros e demais empresas que acabaram sendo lesadas. Essa quantidade de dinheiro também inclui o montante que deverá ser gasto com o conserto e também a recompra de carros somente nos Estados Unidos.

O acordo que a montadora firmou junto aos consumidores que compraram os carros que tinham seus dados adulterados e que se sentiram lesados prevê a possibilidade de revenda do veículo para a montadora. Os consumidores também podem levar o carro para o recall e corrigir o problema. Recentemente a empresa confirmou que o conserto dos carros está dando mais trabalho do que o previsto inicialmente.

Volks contabiliza prejuízo de US$ 30 bilhões na América do Norte

Vale lembrar que a montadora também vendeu carros adulterados no mercado brasileiro. De acordo com o levantamento da montadora alemã, foram 17 mil picapes Amarok. Por aqui os consumidores não possuem a opção de revender o carro para a concessionária, apenas levar para o recall afim de corrigir o problema.  

Sobre o Dieselgate

O caso veio à tona a partir do ano de 2015, quando uma série de denúncias acabou fazendo com que a montadora assumisse a fraude. Foram equipados 11 milhões de carros a diesel com os softwares que reduzem a emissão durante testes de laboratório e liberam mais poluentes quando estão sendo utilizados no dia a dia. Somente nos Estados Unidos haviam 600 mil carros circulando nestas condições.