A Volks se sagrou como líder de vendas global no ano de 2016, de acordo com as informações que foram divulgadas pela imprensa internacional. A informação acaba representando a queda da montadora Toyota da primeira posição das vendas, local onde estava há quatro anos seguido. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, dia 30.

Volks é líder de vendas global em 2016

Este resultado já era esperado pela montadora alemã há algum tempo, uma vez que no final do ano de 2016 a própria empresa revelou que tinha conseguido superar recordes de vendas de anos anteriores.

Enquanto isso, a Toyota afirmou que suas vendas globais tiveram um leve aumento quando comparado com os dados de 2015, de apenas 0,2%. Estas vendas levam em consideração todas as marcas que fazem parte do mesmo grupo, tais como Daihatsu e Hino Motors, além da Lexus.

Em dados absolutos, a montadora alemã conseguiu atingir um total de 10,3 milhões de carros sendo vendidos, enquanto que a Toyota conseguiu ficar em 10,18 milhões de unidades comercializadas em todo o planeta.

Apesar da crise

Apesar da comemoração da Volks em relação ao volume de vendas, as projeções ainda são temerosas para este ano. A Volks enfrentou uma das maiores crises da sua história no ano passado, quando foram levados ao público os episódios que ficaram conhecidos como Dieselgate. Na ocasião, a imprensa revelou que a empresa estava utilizando dispositivos para alterar os dados de poluentes emitidos na atmosfera.

Volks é líder de vendas global em 2016

Posteriormente a montadora confirmou que estava utilizando o dispositivo, que fazia com que os seus modelos se encaixassem nas leis de emissão de poluentes de diversos países, incluindo os Estados Unidos. A empresa afirmou que 11 milhões de unidades teriam o sistema instalado.

Atualmente a investigação ainda segue na Alemanha, enquanto que, nos Estados Unidos a montadora conseguiu fazer um acordo bilionário em multas e indenizações para encerrar as investigações por lá.

Toyota

A montadora que antes estava na primeira posição de vendas, acabou sendo ultrapassada pela Volkswagen no ano passado. Mesmo assim, os japoneses conseguiram aumentar suas vendas em relação aos dados de 2015. O modelo que foi o grande responsável por puxar as vendas da montadora foi o Prius.