Enquanto as indústrias automotivas estão direcionando todos os seus esforços para a construção de novos motores elétricos, parece que alguns motores que são utilizados nos dias de hoje ainda devem ganhar uma longa sobrevida. A Volkswagen, por exemplo, deve dar continuidade a produção e instalação, em seus carros, de motores que são movidos com diesel e que tenham, pelo menos, 4 cilindros.

Volkswagen afirma que motores a diesel não devem morrer

A empresa alemã afirma que este tipo de motor, inclusive, deve se tornar parte fundamental dentro da estratégia geral da marca de redução da pegada de carbono, que acabou se tornando o grande vilão a ser combatido em função do aquecimento global. A meta que está sendo perseguida é reduzir os níveis de emissão e CO2 em até 40% até o ano de 2030.

Para isso, a empresa deve investir em diversas fontes de energia para os seus veículos. Um dos projetos mais importantes que está sendo conduzido na companha envolve motores turbodiesel com capacidade para consumir combustível sintético e enquadramento na norma europeia.

Volkswagen afirma que motores a diesel não devem morrer

Com a utilização do que está sendo chamado de “novo diesel”, as emissões de carbono, de um modo geral, devem cair entre  70% e 95% em relação ao diesel normal. Combinado com uma frota que deve ser totalmente eletrificada, o grupo Volkswagen, incluindo todas as marcas que fazem parte, pretende atingir a meta das reduções de emissões conforma programado no plano de negócios da empresa, chegando na neutralidade até o ano de 2050.

Além disso, outros tipos de combustíveis estão sendo criados e também devem fazer parte do futuro das montadoras de uma forma geral. Estes novos combustíveis serão feitos a partir de resíduos biológicos e materiais residuais (serragem, óleo de cozinha usado, entre outros).