A Volkswagen anunciou que fechou a compra da divisão de carros conectados da Volvo. A empresa chamada WirelessCar agora passa a ser controlada, de forma majoritária, pela montadora alemã, que terá controle de 75,1%. De acordo com as informações que foram repercutidas pela imprensa internacional, o negócio foi fechado por 1,1 bilhão de coroas suecas (US$ 122 milhões).

Volkswagen anuncia compra de divisão de carros conectados da Volvo

Este acaba se tornando mais um passo concreto da tradicional montadora alemã para conseguir ficar no páreo na grande corrida que está sendo travada em relação aos novos veículos inteligentes, elétricos e autônomos. Grande parte do controle destes modelos vai depender da tecnologia embarcada em termos de software, e é justamente neste ponto que a Volks aposta suas fichas ao anunciar essa compra.

A tecnologia que foi desenvolvida pela empresa, que pertencia ao mesmo grupo da Volvo, permite a troca de dados segura e estável entre os sistemas operacionais de seus carros. Essa é uma preocupação cada vez mais presente no desenvolvimento dos sistemas para veículos, uma vez que eles podem acabar sendo hackeados e os problemas podem ser enormes.

Volkswagen anuncia compra de divisão de carros conectados da Volvo

Além disso, a empresa adquirida pela Volkswagen também está desenvolvendo uma plataforma de nuvem junto com a Microsoft e que vai permitir que muitos destes dados sejam armazenados externamente, sem que tenham que necessariamente estar dentro do veículo.

A Volkswagen afirmou que pretende investir mais de 11 bilhões de euros em veículos elétricos, digitalização, direção autônoma e serviços de mobilidade até 2023, com a maior parte destinada a carros elétricos.

A WirelessCar tem sua própria plataforma de tecnologia e desenvolve serviços digitais como faturamento, segurança e serviços de emergência para clientes, incluindo Jaguar Land Rover, Daimler, Nissan e Volvo Cars.

De acordo com dados recentes sobre a companhia que está sendo adquirida, a WirelssCar conta com mais de 3 milhões de carros conectados em todo o mundo e deve contabilizar receitas de cerca de 500 milhões de coroas em 2018.