A Volkswagen deu mais detalhes nesta semana dos próximos passos que devem ser dados dentro do seu plano de eletrificação global, incluindo a confirmação do nome de um novo carro que está sendo criado para ser um sedan elétrico topo de linha. Trata-se do VW Trinity, nome que foi divulgado pelo CEO da divisão de automóveis de passeio da Volkswagen, Ralf Brandstätter.

Volkswagen anuncia novo sedan elétrico topo de linha
Volkswagen anuncia novo sedan elétrico topo de linha / Créditos: Reprodução

A previsão é de que o modelo chegue nas concessionarias ao mercado no ano de 2026. O modelo vai chegar com a missão de ser o carro-chefe da montadora em termos de inovação, de acordo com o próprio CEO. "Este carro marcará uma nova geração, a próxima geração de mobilidade elétrica e se tornará um líder em inovação para a marca Volkswagen", disse Brandstätter.

Por enquanto ainda não foi revelada nenhuma especificação técnica do modelo, nem mesmo a plataforma sobre o qual ele será construído. Pode ser que o carro seja feito utilizando a MEB, que foi criada justamente para atender as demandas dos carros elétricos da alemã. Mas também pode acabar utilizando uma plataforma inédita.

Volkswagen anuncia novo sedan elétrico topo de linha
Volkswagen anuncia novo sedan elétrico topo de linha / Créditos: Reprodução

O que já se sabe também é que os sistemas e a tecnologia que serão instalados neste modelo vão permitir que ele tenha nível 3 de condução autônoma. Além disso, o carro também deve ter comunicação com outros automóveis, tecnologia 5G e o futuro sistema operacional que está sendo desenvolvido pela Volkswagen, e que se chama WW.OS.

Em termos de desenvolvimento, o Trinity está sendo alvo de um grande investimento financeiro e de pessoal envolvido e seguirá o mesmo padrão que a Audi tem utilizado em seu projeto Artemis, que por sua vez, promete dar origem um supercarro elétrico repleto de tecnologia e com alto desempenho e eficiência previstos para chegar ao mercado em 2024.

Não deve ser apenas para os clientes que o carro trará impactos e mudanças. O Trinity também deve acabar sendo o responsável por inaugurar um novo padrão de manufatura de carros elétricos em Wolfsburg, sua maior fábrica: "a fábrica se tornará então o carro-chefe de uma produção eficiente", diz Brandstätter.