A Volkswagen anunciou nesta semana mais uma paralisação no fluxo normal de produção de veículos e motores no Brasil. Desta vez, a interrupção na linha vai acontecer na unidade da cidade de Taubaté, em São Paulo, sendo que essa foi a única planta que não tinha sofrido com essa parada que foi anunciada em fevereiro deste ano.
No começo de 2023, a montadora alemã já teve que parar a produção nas linhas de São Bernardo do Campo (SP), São José dos Pinhais (PR) e a fábrica de motores de São Carlos (SP). Agora, a unidade de Taubaté vai ter que dar uma pausa na sua linha em função da falta dos chips que são utilizados para os componentes eletrônicos.
Na planta de Taubaté atualmente a montadora produz o recém-lançado Polo Track, que é basicamente uma versão simplificada do Polo 2023 que tinha como principal objetivo, dentro da estratégia geral da empresa, substituir o lendário Gol, que oficialmente parou de ser fabricado a partir do ano passado.
“A Volkswagen do Brasil confirma a adoção de 10 dias de férias coletivas na fábrica de Taubaté, a partir de 27 de março de 2023, para manutenção na linha de produção da unidade e também em razão da instabilidade na cadeia de fornecimento de componentes. A ferramenta faz parte do pacote de flexibilidade previsto em Acordo Coletivo com o Sindicato e trabalhadores da VW.”, divulgou a empresa em uma nota enviada para o portal Motor1.com Brasil.
A previsão é de que as atividades sejam retomadas a partir do dia 6 de abril. Durante essa pausa na produção, a montadora vai colocar 2 mil funcionários em férias coletivas. A montadora afirma também que vai aproveitar este momento de passagem para realizar manutenções gerais na linha.