A Volkswagen confirmou nesta semana que teve início na última quarta-feira, dia 3, o regime lay-off para aproximadamente 1.500 funcionários da fábrica Anchieta, localizada na cidade de São Bernardo do Campo (SP). De acordo com as informações que foram divulgadas pela companhia, a suspensão temporária de contrato de trabalho poderá durar prazos entre 2 a 5 meses.
Com a redução das jornadas de trabalho dos funcionários da companhia, a suspensão vai acabar afetando diretamente a produção de modelos como o Polo, o Virtus , o Nivus e também a Saveiro. A medida foi tomada decido a falta dos semicondutores, que ainda afeta toda a produção de carros na indústria automotiva. Essa é uma crise que atingiu não apenas a produção do Brasil, mas também a de outros países.
Particularmente a Volkswagen vem sendo afetada pelo desabastecimento e sendo obrigada a alterar itens da lista de equipamentos de alguns modelos, principalmente os que dependem dos chips para funcionar.
Com a falta de chips, a central multimídia da versão Comfortline deixou de ser um item de série no Nivus 2022. Também perderam sistema de entretenimento os modelos Polo 1.0 e 1.6 e Virtus 1.6. A partir de agora, tanto o Nivus de entrada quanto as versões de base e intermediárias da dupla de compactos passam a ter a central Composition Touch como item opcional. Antes de morrer, o Fox também passou pela mesma situação.
Essas pequenas peças, chamadas semicondutores, acabaram se tornando conhecidas do grande público, mas que sempre estiveram presentes nos modelos mais avançados. Eles permitem que sistemas como entretenimento, segurança, ar-condicionado, iluminação, transmissão e assistência ao motorista funcionem de forma correta.