Para a Volkswagen, o ano da Copa do Mundo o Brasil já começou. A montadora apresentou esta semana as novidades em relação a sua linha de veículos nacionais 2014. As grandes novidades ficaram em torno do Gol e do Fox, mas não espere grandes modificações em nenhum destes carros. A montadora também acabou não falando muito do Golf e do Polo, dois veículos que deverão ganhar uma nova geração em breve.

Volkswagen apresenta linha 2014

Grande parte das mudanças que estão sendo promovidas nos dois carros da montadora foram pensadas de olho principalmente na concorrência que surgiu nos últimos anos. Afinal de contas, nos últimos anos tivemos grandes lançamentos no segmento de compacto, como Eios, Onix, HB20, Celer, dentre outros. E o Gol, mesmo que continue sendo o carro mais vendido do Brasil, não apresentou nenhuma grande novidade. Mas as maiores mudanças realmente foram apresentadas para o Fox.

As modificações que foram apresentadas no carro mais vendido do Brasil e no Fox estão concentradas o interior do veículo, com alguns pequenos detalhes na em termos de acabamento na parte externa. Além disso, a montadora também apresentou uma espécie de reorganização dos termos relacionados as diferentes configurações dos veículos.

O que não foi falado

Mas mesmo com todos os núncios e as confirmações que foram apresentadas pela montadora, parece que as grandes surpresas acabaram ficando em torno de tudo aquilo que acabou não sendo falado durante a divulgação das novidades. Praticamente nenhuma grande novidade em relação ao futuro de alguns carros não foram nem mesmo mencionados. Existia um segmento do mercado que esperava, por exemplo, o anúncio de uma nova série da Picape Saveiro, o que acabou não acontecendo. Além disso, a montadora alemã nada falou sobre a tão falada produção da sétima geração do Golf aqui no Brasil. Também não foram apresentadas novidades relevantes em relação ao Polo ou ao Audi.

Mudanças no Fox

Linha 2014 VW - Fox

A maioria das novidades acabaram sendo divulgadas em relação ao Fox 2014. O veículo ganhou uma nova arquitetura eletrônica, o que permite que o veículo possa ser adaptado para novas tecnologias que forem lançadas pela montadora ou que já existem, como Comfort Blinker e o ESS. O primeiro é uma nova tecnologia que permite que o motorista acione levemente a haste da seta para que o carro pisque três vezes para o lado indicado, sem necessidade do acionamento tradicional. Já a segunda tecnologia está relacionada ao sinal de parada de emergência.

Em termos de segurança, o veículo será lançado com conjunto de airbag e freios ABS em todas as configurações. E estas mudanças também valem para a versão amis aventureira do carro, o CrossFox. Já em termos de tecnologia e conforto os dois veículos estão ganhando um novo rádio, que agora está integrado ao painel com entradas USB, para fácil conexão e comunicação com outros dispositivos. Além disso este rádio também mostra um gráfico que apresenta um sensor de estacionamento, que mostra a distância para os obstáculos, e também transmite informações para o computador de bordo. O sistema também está integrado ao ECO Comfort que exibe e auxilia os motoristas com mensagens.

A montadora também fez uma alteração na forma de acionamento dos faróis, que agora estã integrados ao volante. Todas as versões do Fox passaram a ter direção hidráulica, conta-giros, banco do motorista com regulagem de altura, chave canivete, faróis com máscara negra, rodas de aço de 15 polegadas com calotas, para-choques pintados na cor da carroceria, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro como itens de série.

Uma outra novidade é que a montadora decidiu lançar novamente uma série especial do Fox em comemoração ao evento Rock in Rio. O carro terá os mesmos equipamentos de série do modelo mais caro, sendo que as novidades estão relacionadas as cores, faixas adesivas exclusivas que foram colocadas nas portas, silhuetas de uma guitarra e rodas de liga leve de 15 polegadas. O carro será vendido entre os meses de abril e setembro.

Confira a tabela completa de venda do Fox e do Crossfox para 2014:

  • Fox 1.0 4 portas - R$ 33.770
  • Fox 1.6 4 portas - R$ 37.470
  • Fox 1.6 I-Motion 4 portas - R$ 40.260
  • Fox 1.6 Rock in Rio 4 portas - R$ 44.690
  • Fox 1.6 Highline 4 portas - R$ 45.990
  • Fox 1.6 Highline I-Motion 4 portas - R$ 48.780
  • CrossFox 1.6 4 portas - R$ 50.600
  • CrossFox 1.6 I-Motion 4 portas - R$ 53.390

Mudanças no Gol e no Voyage

No Gol e no Voyage as modificações foram mais discretas. Houve uma mudança na nomenclatura das versões top de linha, que agora passa a ser chamado Highline nos dois carros, com o objetivo de padronizar com outros lançamentos globais. Esta versão agora possui ar condicionado, alarme, chave-canivete, vidros traseiros elétricos, retrovisor externos elétrico com sensor de aproximação de obstáculos traseiros.

Já o Voyage passa a ser equipado em todas as suas versões com airbags frontais, freios ABS e direção hidráulica, além de travamento central e abertura interna da tampa do porta-malas.

Confira a tabela:

Gol

  • Gol G4 1.0 2 portas - R$ 25.750
  • Gol G4 1.0 Ecomotion 2 portas - R$ 25.750
  • Gol G4 1.0 4 portas - R$ 27.780
  • Gol G4 1.0 Ecomotion 4 portas - R$ 27.780
  • Gol G5 1.0 2 portas - R$ 28.280
  • Gol G5 1.0 4 portas - R$ 29.910
  • Gol G5 1.6 2 portas - R$ 33.210
  • Gol G5 1.6 4 portas - R$ 34.850
  • Gol G5 1.6 I-Motion 2 portas - R$ 36.000
  • Gol G5 1.6 I-Motion 4 portas - R$ 37.640
  • Gol G5 1.6 Highline 4 portas - R$ 44.690
  • Gol G5 1.6 Highline I-Motion 4 portas - R$ 47.480

Voyage

  • Voyage 1.0 4 portas - R$ 33.790
  • Voyage 1.6 4 portas - R$ 38.590
  • Voyage 1.6 I-Motion 4 portas - R$ 41.380
  • Voyage 1.6 Highline 4 portas - R$ 47.190
  • Voyage 1.6 Highline I-Motion 4 portas - R$ 49.980

Mudanças Polo e Golf

Linha 2014 VW - Polo

De acordo com as informações da Volkswagen, a linha 2014 do Polo apresenta, em termos de novidades, apenas detalhes inéditos no acabamento, como novos revestimentos de bancos e algumas novas opções de calotas. Já no Golf alguns detalhes internos, como o controlador de velocidade de cruzeiro que agora virou item de série, e também detalhes externos, como alguns apliques nas grades inferiores, são as novidades.

Confira a tabela:

Polo

  • Polo 1.6 4 portas - R$ 47.810
  • Polo 1.6 I-Motion 4 portas - R$ 50.600
  • Polo 1.6 BlueMotion 4 portas - R$ 52.210
  • Polo 1.6 Sportline 4 portas - R$ 50.900
  • Polo 1.6 Sportline I-Motion 4 portas - R$ 53.690

Polo Sedan

  • Polo Sedan 1.6 4 portas - R$ 50.570
  • Polo Sedan 1.6 I-Motion 4 portas - R$ 53.360
  • Polo Sedan 1.6 Comfortline 4 portas - R$ 52.800
  • Polo Sedan 1.6 Comfortline I-Motion 4 portas - R$ 55.590
  • Polo Sedan 2.0 Comfortline 4 portas - R$ 56.290

Golf

  • Golf 1.6 4 portas - R$ 52.760
  • Golf 1.6 Sportline 4 portas - R$ 57.290
  • Golf 2.0 Sportline A/T 4 portas - R$ 62.620
  • Golf 2.0 A/T 4 portas - R$ 59.580