A Volkswagen revelou nesta semana um novo plano de lançamento de carros elétricos e eletrificados. De acordo com as informações divulgadas, essa linha visa o mercado chinês e prevê 18 novidades para o mercado até o ano de 2030, começando a partir de 2026.
Os primeiros carros que vão chegar a partir dessa leva tiveram mais detalhes anunciados pela empresa. Serão dois carros elétricos criados a partir da plataforma Compact Main Platform (CMP), desenvolvida na China. A plataforma CMP representa um passo importante na estratégia de eletrificação da SAIC Volkswagen, alinhando-se às tendências do mercado automotivo chinês.
O plano anunciado prevê o lançamento de oito novos carros completamente elétricos. Além disso, outros três modelos devem seguir uma configuração híbrida plug-in. E algumas novidades inéditas também estão previstas, como duas variantes de veículos com sistema de extensão de autonomia.
Boa parte desse plano deve ficar realmente restrita ao mercado chinês. A expectativa da montadora alemã é que, dos 18 modelos previstos, 15 serão exclusivos para o país do Oriente. Os outros três podem vir a ser vendidos em outros mercados, mas sem maiores detalhes.
Uma outra medida que também foi anunciada pela montadora, e que está diretamente vinculada a essa previsão de novos lançamentos de carros elétricos, diz respeito justamente à produção de uma forma geral. A SAIC Volkswagen, responsável pela produção dos veículos na China, vai reduzir a capacidade produtiva de veículos a combustão em suas fábricas.
Diversas unidades de produção serão convertidas para a produção de veículos elétricos, reforçando o compromisso da empresa com a eletrificação e a sustentabilidade.
A continuidade da produção dos carros na China também foi garantida pela montadora a partir da renovação da parceria entre a SAIC e o Grupo Volkswagen. O contrato agora tem validade até o ano de 2040.