A Volkswagen confirmou que está aposentando um dos seus motores mais icônicos e reconhecidos no segmento automobilístico, o VR6. Ele já não vinha sendo utilizado na Europa há alguns anos, mas, nos Estados Unidos, ainda havia ganhado uma sobrevida. Agora, seu destino foi publicamente selado, com a produção interrompida.

Volkswagen confirma aposentadoria do motor VR6

De acordo com as informações divulgadas pela montadora sobre o histórico desse motor, o último modelo oficialmente vendido com esse propulsor foi o SUV Atlas, em 2023, nos Estados Unidos. Depois, passou a ser encontrado somente na China, nos modelos Talagon.

O último motor VR6 foi montado em 12 de dezembro de 2024, encerrando, dessa forma, um ciclo de 34 anos. A sua estreia aconteceu no Golf de terceira geração, apresentado oficialmente no ano de 1991, no Salão do Automóvel de Genebra. Ao longo de sua existência, a marca afirma que foram produzidos quase 1,87 milhão de motores, equipando carros como Corrado, Beetle, Passat, Vento/Bora/Jetta, Touareg, Phaeton, Transporter, Eos, CC e Sharan.

Além dos modelos próprios da Volkswagen, o motor foi fornecido também para veículos de outras marcas do mesmo grupo, incluindo Porsche Cayenne, Audi Q7, Audi TT, SEAT Leon, SEAT Alhambra e o Skoda Superb. E até mesmo modelos de montadoras rivais também foram equipados com esse motor, como a minivan Ford Galaxy, o Mercedes Vito e até mesmo os motorhomes da famosa construtora Winnebago.

Volkswagen confirma aposentadoria do motor VR6

Na ocasião do seu lançamento, o motor foi considerado promissor, com algumas características inovadoras que acabaram se tornando a sua receita de sucesso para conseguir durar tanto tempo no mercado automotivo como um todo. Ele mantinha as características de motores de seis cilindros já existentes no mercado, mas ocupava um espaço bem menor.

Ele era construído com um cabeçote único, diferentemente dos outros V6, que utilizavam dois separados, e também tinha um tamanho próximo ao de um 4 em linha. Dessa forma, o resultado foi um propulsor pequeno, mas muito potente.