A Volkswagen confirmou nesta semana o encerramento oficial da produção do Golf GTI no Brasil. Até o momento, a versão esportiva, que conta com um motor 2,0 litros e 230 cv, era a única versão do carro que ainda era fabricado na cidade de São José dos Pinhais, no Paraná. As verses Comfortline e Higline já haviam se despedido do país em março deste ano.

Volkswagen confirma fim da produção do Golf GTI no Brasil

De acordo com as informações que foram divulgadas pela marca, o espaço de produção que estava sendo ocupado pelo Golf GTI será ocupado pelo Jetta GLI em parte. Em termos de mercado, a versão deve dar espaço para uma outra versão do Golf, a GTE, que é híbrida e será importada da Alemanha ainda neste ano.

O Golf GTI acabou se tornando uma importante parte da história da Volkswagen no mercado brasileiro. A versão foi a primeira do Golf que chegou ao mercado brasileiro, no começo sendo importado do México. As primeiras vendas aconteceram no ano de 1994, precedendo as versões GL (alemã) e GLX (também mexicana) em alguns meses.

Ao ser lançado por aqui, o Golf GTI tinha o motor aspirado de 2,0 litros e havia apenas três portas, como no modelo alemão da foto acima. No ano de 1998 o carro chegou na sua quarta geração, apresentando um motor turbo de 1,8 litro e 150 cv, que após um ano ganhava produção no Paraná ao lado do Audi A3.

Volkswagen confirma fim da produção do Golf GTI no Brasil

Ele acabou se tornando um dos primeiros carros nacionais que tinha sua configuração com cinco válvulas por cilindro e bolsas infláveis nas laterais. Além disso, no ano de 2002 o Golf acabou sendo responsável pela introdução de algumas outras novidades no mercado brasileiro, como o controle de estabilidade e a transmissão de cinco marchas com trocas manuais.

O ano de 2003 também foi importante para o modelo, quando foi lançada a edição especial GTI VR6, limitada a 99 unidades, com motor V6 de 2,8 litros e 200 cv e caixa manual de seis marchas. Essa versão, fabricada no Brasil, chegou a ser exportada para os Estados Unidos.