A Volkswagen divulgou esta semana que vai descontinuar versões do Golf que tenham a motorização 1.0 e 1.4. A partir de agora, as pessoas que desejarem adquirir um Golf terão que se contentar com as opções dentro da configuração GTI, que traz mais elementos de esportividade para o carro. Além disso, o Golf também terá um modelo híbrido, GTE, que estará disponível ainda neste ano.

Volkswagen confirma final de linha para Golf 1.0 e 1.4

Por enquanto, a montadora afirma que alguns modelos das versões que serão descontinuadas ainda poderão ser encontrados nas concessionárias. Mas não haverá reposição de estoque. Mas é possível que a quantidade de unidades ainda dure até o final do ano, uma vez que a empresa afirmou, no final de 2018, ter feito uma "quantidade necessária para o atendimento do mercado em 2019".

A marca justifica a retirada do mercado de versões do Golf da seguinte forma: o foco agora deve ser nas linhas Polo, Virtus e T-Cross. Além disso, a montadora acredita que a simplificação da gama pode refletir positivamente nas vendas. Um exemplo do que aconteceu recentemente foi com o Fox, que seguiu sendo vendido em apenas duas opções e teve um crescimento de vendas de 35%.

Volkswagen confirma final de linha para Golf 1.0 e 1.4

O comunicado afirma ainda que o foco do Golf será na esportividade, o que, de certa forma, remete a estratégia utilizada nos anos 90 e 00, nas quais o Golf era vendido como uma opção de hatch esportivo.

Com isso em mente, a versão GTI do carro segue sendo vendida normalmente. Os preços de tabela não foram alterados, partindo de R$ 149.290. O carro conta com motor 2.0 turbo de 230 cavalos de potência e câmbio DSG de 6 marchas.

Sobre a versão híbrida, GTE, a Volkswagen não trouxe mais novidades neste momento. O que se sabe é o que já tinha sido mencionado pela montadora durante o Salão do Automóvel de São Paulo 2019. O carro combinará um motor 1.4 TSI com outro motor elétrico, e juntos eles vão entregar 204 cavalos de potência.