A Volkswagen confirmou que o novo Polo Track está nos planos da montadora, dentro de uma operação grande de reestruturação da operação da montadora no mercado brasileiro. A fabricação do modelo também acabou sendo confirmada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté. Tudo indica que o modelo será utilizado como carro de entrada para o mercado brasileiro.

Volkswagen confirma Polo Track como modelo de entrada no Brasil
Volkswagen confirma Polo Track como modelo de entrada no Brasil / Créditos: Reprodução

O modelo Polo Track será fabricado na unidade da empresa localizada na cidade de Taubaté, mas somente depois que a fábrica passar por uma série de restituições que deve o local para produzir carros com a plataforma MQB-A0. Essa plataforma não será utilizada no Polo Track como também em outros veículos da montadora, como Virtus, Nivus e T-Cross.

Quando for lançado no Polo Track, o modelo deve ficar abaixo do Polo 1.0 MPI para substituir modelos como Gol, Fox e Up! nesta posição. Um dos motivos para a escolha deste carro é o controle de estabilidade e tração, que seria obrigatório para todos os veículos vendidos no Brasil, mas que acabou ficando apenas para 2024.

Volkswagen confirma Polo Track como modelo de entrada no Brasil
Volkswagen confirma Polo Track como modelo de entrada no Brasil / Créditos: Reprodução

Por enquanto, o Polo como modelo de entrada foi confirmado apenas por Alexander Seitz, diretor financeiro global da empresa, durante uma apresentação que foi feita para investidores. Na mesma ocasião, a empresa revelou que irá apresentar a reestilização do Polo no 2º trimestre, chegando primeiro à Europa. Como o hatch deve estrear somente entre o final de 2021 e começo de 2022, o Polo Track deverá esperar a renovação do compacto para chegar às concessionárias.

O diretor da empresa também falou mais sobre as mudanças que a montadora está realizando nas operações brasileiras, especialmente comentando sobre o programa de reestruturação para aumentar a quantidade de peças e locais e reduzir os turnos de produção. Em um determinado momento, o executivo da companhia disse que haverá “um novo modelo de entrada para a região, o Polo Track”, confirmando a informação do sindicato e resolvendo o mistério sobre o posicionamento do carro.