Parece que os fãs do Golf finalmente estão mais próximos de terem a oportunidade de comprar um Novo Golf. De acordo com as informações que foram confirmadas recentemente pela Volkswagen, está confirmado o início da produção da sétima geração do veículo na planta da montadora, que está localizada na cidade de Puebla, no México. A montadora também aproveitou para confirmar o início da produção para o primeiro trimestre de 2014 no México.

Volkswagen confirma produção do Novo Golf no México

A montadora alemã divulgou um comunicado no final da semana passada sobre o início da produção do veículo, sendo que este comunicado foi emitido para toda a América do Sul e Central, que é a região que acaba sendo envolvidas diretamente pelo acordo com o México. Fica claro que a decisão teve como principal fator decisivo a possibilidade de uma maior distribuição do veículo para a América Latina e também para a América do Norte. E a decisão deve beneficiar principalmente o Brasil, que mantém um acordo comercial com o País que permite a entrada de carros via Mexico sem as altas taxas de importação.

A montadora já utiliza esta mesma técnica para conseguir vender mais facilmente outros modelos de carros aqui no Brasil, como é o caso do Novo Fusca e também do Jetta, que são feitos no México e acabam sendo vendidos no Brasil sem todo aquele peso tributário que está relacionado aos carros que chegam importados no País. “Com sua infraestrutura consolidada, custos estruturais bastante competitivos e acordos de impostos livres com outros países, o México se torna o local ideal para a produção do Golf para o mercado Americano”, declarou Hubert Waltl, membro do conselho administrativo da divisão de automóveis de passeio da Volkswagen.

Apesar de ser considerado uma boa notícia, alguns setores do mercado ainda esperavam que o carro fosse feito aqui no Brasil, já que existia esta expectativa desde a apresentação da sétima geração do carro, no Salão de Paris em setembro de 2012. A expectativa era de que o carro fosse feito na planta da fábrica que está localizada na cidade de São José dos Pinhais. Mas o problema é que a planta acabou, nos últimos tempos, realmente tendo dificuldades em relação aos custos de produção, o que acabou diminuindo as chances do veículo efetivamente ser vendido aqui no País. E com esta divulgação da produção no México acaba diminuindo ainda mais a chance de produção no Brasil, já que seria muito caro manter dois pólos de produção do carro tão próximos, já que o volume de vendas acaba não justificando.

Existe ainda uma outra possibilidade que seria da montadora compartilhar a linha de montagem com a Audi, mas isso se a notícia de que a marca poderia voltar a fabricar carros no Brasil realmente for confirmada. A possibilidade seria viável porque tanto o Novo Golf quanto o A3 acabam compartilhando a mesma plataforma MQB.

Saiba mais

De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora durante a apresentação do carro no Salão de Paris, a sétima geração do Golf será o primeiro carro da montadora que vai utilizar a nova plataforma que é conhecida como MQB, que de uma forma geração acaba prometendo mais modularidade. O carro terá 4,25 metros de comprimento, 1,79 metro de largura e 1,45 metro de altura, ou seja, é 56 mm mais longo e 13 mm mais largo que o antecessor; além de 28 mm mais baixo. Já o entre-eixos cresceu 59 mm, chegando agora a 2,64 m – o maior benefício está no espaço para as pernas, 15 mm maior, segundo a VW. Internamente, também há mais espaço para os ombros (31 mm na frente e 30 mm para os passageiros de trás). A capacidade do porta-malas saltou de 350 para 380 litros.

A montador firma que as mudanças nas medidas do carro não via mudar apenas a questão do espaço interno, que está maior, mas também acaba interferindo diretamente na segurança do carro de um modo geral. O carro também acabou sofrendo algumas modificações no peso, já que a sétima geração está 100 Kg mais leve, resultado da presença de um aço ultraresistente, que o torna mais barato e também menos poluente.

O motor que foi anunciado juntamente com o carro é um 1.6 litro a diesel (104 cv), da versão Bluemotion, que promete a média de 30 km/l. Na sequência do modelo 4 portas seguirão as versões 2 portas, Plus (monovolume), Variant (perua), conversível e um sedã (CC).