A Volkswagen confirmou um rumor que já circula há algum tempo nos bastidores do mercado automobilístico. A montadora está deixando e vender no Brasil o subcompacto Up!. O anúncio foi feito apenas três meses depois que a montadora confirmou o lançamento de uma versão 2021 do carro, mas que apresentava poucas mudanças em relação a linha anterior.

Volkswagen confirma saída de linha do Up! no Brasil

A movimentação para a retirada de linha do carro já vinha sendo feita há algum tempo, especialmente nas concessionárias. Em diversos estabelecimentos comerciais o carro já era mais encontrado. Muitos vendedores, quando questionados, alegavam falta de estoque. Agora, o modelo também foi retirado oficialmente das lojas.

A montadora não se pronunciou oficialmente sobre os motivos para a retirada de linha do modelo. O carro chegou a fazer algum barulho durante os seus primeiros anos de vida, especialmente pelo seu motor 1.0 TSI disponível no lançamento, em 2014. Mesmo assim, parece que o carro nunca conseguiu atingir o sucesso que realmente era esperado pela marca.

Volkswagen confirma saída de linha do Up! no Brasil

Além dos números de vendas que vinham caindo consideravelmente nos últimos anos, a decisão também pode ser parte de uma estratégia da montadora para abrir espaço para o lançamento de novos modelos, especialmente com fabricação na planta instalada na cidade de Taubaté, em São Paulo, onde o Up! era feito.

O carro ganhou uma série de mudanças no ano de 2017, mas que não foi tratada pela montadora como uma nova geração. O modelo conseguiu se destacar sempre pelo seu bom desempenho aliado ao baixo peso. Em dezembro de 2020, a Volkswagen divulgou o Up! 2021, em versão única, a Xtreme, e apenas com o motor turbo.

Na ocasião, a montadora decidiu homologar apenas a versão com 4 lugares, para atender a exigência da nova lei brasileira que obriga os carros a oferecerem cintos de três pontos para todos os passageiros.