A Volkswagen confirmou nesta semana que a picape Saveiro vendida na Argentina passará a contar, como item de série, com controle de estabilidade. Mas, mesmo que o modelo seja feito no Brasil e exportado para o país vizinho, a mudança não vai atingir as unidades que são feitas para abastecer o mercado nacional.
Por aqui, o recurso vai continuar sendo oferecido somente na versão topo de linha, a Cross Cabine dupla. E existe uma explicação para adoção desta estratégia: Desde 1º de janeiro de 2022, todos os carros vendidos na Argentina precisam ter controle de estabilidade de série em todas as versões. Até o momento, a Volkswagen Saveiro estava vendendo o estoque remanescente nas concessionárias, sem o item de segurança.
Essa será a única mudança feita na Saveiro para o mercado argentino. De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, o carro segue com o motor 1.6 8V de 101 cv e 15,4 kgfm na maioria das versões Trendline, Comfortline e Highline (a picape usa nomes diferentes em comparação ao Brasil).
O conjunto mecânico acaba sendo outra diferença da Saveiro que é vendida no mercado brasileiro para as opções de picape que estão sendo oferecidas para o mercado argentino. Por aqui, este motor acabou sendo retirado de linha, pois ele não atendia as novas regras de emissões e ruídos.
Mesmo que ainda não tenha sido confirmado pela montadora, ainda existe uma chance que a mudança referente ao controle de estabilidade como item de série. O linha que está sendo vendida pela VW no Brasil ainda é a 2022/2023, por isso ainda pode ser que a mudança aconteça no lançamento da linha 23/23.
Espera-se ainda o lançamento de uma reestilização da picape, prevista para ser apresentada oficialmente no 2º semestre deste ano.