Na última quarta-feira, dia 28, uma das maiores montadoras do ano divulgou os resultados e balanços de 2012. A Volkswagen do Brasil realizou um evento para convidados e imprensa como objetivo de abrir números e resultados do ano que está terminando e a fala dos membros da diretoria estava carregada de entusiasmo. Afinal de contas, não é todo ano que uma empresa pode declarar que está vivendo o maior e melhor momento da história. E realmente os resultados são para comemorar, já que a montadora conseguiu ampliar o volume de vendas em 11% comparando o período entre janeiro e outubro deste ano em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram mais de 635 mil unidades comercializadas este ano pela Volks.

Volkswagen divulga balanço e comemora bom momento

Durante o evento um outro marco histórico também foi comemorado, apesar de não ser propriamente uma novidade. Mas a montadora fez questão de lembrar que este ano o Gol está completando 26 anos consecutivos como o carro mais vendido do Brasil, sendo que este ano a montadora fez uma estimativa de 850 mil unidades que serão produzidas até o final do ano, o que vai superar o último recorde do ano passado de 850 mil unidades. Além disso o carro também está comemorando a marca dos 3 milhões de unidades exportadas desde 1970.

Divulgaçaõ balanço Volkswagen 2012Além de comemorar os excelentes números que a montadora conseguiu no decorrer de 2012, a Volkswagen também está fazendo projeções par ao futuro e abriu alguns planos e estratégias que serão colocados em prática a partir de 2013 no Brasil. Uma das mudanças de estratégia que será tomada no ano que vem é um maior foco no lançamento de produtos. O objetivo da montadora em nível global é tentar manter ainda o Brasil como sendo o segundo maior mercado da marca Volkswagen, sendo que só perdemos para a China. Se a marca levar em consideração o grupo inteiro, que inclui marcas como Audi, o Brasil é o terceiro melhor mercado para empresa. É claro que os diretores sabem que será necessário ampliar os investimentos para garantir o bom volume de vendas por aqui, ainda mais com a entrada de novos concorrentes. E para isso, a Volks pretende investir até 2016 no Brasil pelo menos R$ 8,7 bilhões.

Apesar de ter sido um evento onde os diretores estavam bastante solícitos em relação aos questionamentos dos jornalistas e também fazendo projeções para os próximos anos, os representantes da montadora não entraram em detalhes sobre e quais serão os lançamentos que chegarão as lojas da Volks a partir do próximo ano. Os diretores avisaram durante as apresentações que não iriam confirmar nenhum grande investimento específico da marca. Isso porque a estratégia de marketing de cada carro, que é feita por um departamento especifico, precisa ser respeitada.

Foco nos modelos de entrada

Apesar dos diretores não entrarem especificamente nos detalhes dos lançamentos, os diretores afirmaram que um dos focos da Volks no próximo ano para o mercado brasileiro é dar mais atenção para o lançamento dos chamados modelos de entrada, que são aqueles carros mais baratos. E provavelmente isso significará que a montadora faria o lançamento de mais uma ou duas fábricas aqui no Brasil, mas a confirmação destes novos investimentos deverá ficar para o próximo ano. Todas estas decisões serão tomadas a partir da análise mais minuciosa das informações dos balanços de vendas deste ano.

Uo! poderá ter modelo similar fabricado no Brasil

De acordo com as informações que circulam nos bastidores da indústria, e que ainda não foram confirmadas pela Volks, provavelmente a fábrica de Taubaté, no interior do estado de São Paulo, poderá começar a fabricar um novo compacto que seria lançado entre 2013 e 2014 aqui no Brasil e que deve ser baseado no modelo Up! Que está sendo vendido na Europa.

A unidade de Taubaté tem sido bem vista pela direção mundial da montadora, sendo que muitos recursos foram destinados para esta célula específica para modernização da unidade. Um dos setores que foi completamente reformulado este ano foi a área de pintura, que é a mais avançada do Brasil. Além disso, os investimentos que foram feitos garante a capacidade passar a capacidade de produção de 1000 para 1300 carros por dia.

Taigun e Kombi

Algumas perguntas acabaram sendo feitas pelos jornalistas relacionadas a previsão do lançamento da Taigun aqui no Brasil. O modelo foi apresentado na edição deste ano do Salão do Automóvel de São Paulo, mas a montadora estava apresentando ele apenas como um carro conceito. Os diretores disseram que este veículo ainda não confirma se este veículo será fabricado aqui no Brasil, mas tudo indica que sim.

Kombi poderá ser descontinuada até 2014

Outro questionamento muito recorrente no evento de ontem estava relacionado com a possível parada na fabricação da Kombi aqui no Brasil. Sobre o assunto, os diretores acabaram despistando, informando apenas que atualmente estão sendo fabricadas 120 unidades por dia e que haveria a possibilidade de aumentar dois turnos a fábrica caso o mercado precisasse de mais veículos deste tipo. Mas informações de bastidores apontam realmente para uma descontinuação da fabricação deste modelo.

O grande problema que a montadora está enfrentando em relação a Kombi é que o atual modelo não poderá mais ser fabricado no Brasil a partir de 2014 porque a partir deste ano todas os veículos feitos aqui terão obrigatoriamente que sair com freios ABS da linha de montagem. E para a Kombi começar a sair da fábrica com esta especificação ela vai precisar, antes de mais nada, passar por uma série de readequações na engenharia do carro para atender todas as novas especificações do governo.

É claro que parar a unidade e fazer readequações nos modelos da Kombi vai exigir muito dinheiro que a empresa vai ter que investir para continuar lançando o veículo aqui no Brasil. A grande pergunta que fica é será que realmente vale a pena gastar em mudanças no projeto da Kombi? Por isso que uma da saídas que poderão ser encontradas pela montadora é lançar um modelo parecido aqui no Brasil.