O facelift é uma técnica cada vez mais usada pelas montadoras do mundo todo para fazer alterações mais leves em seus modelos sem gastar muito e ainda assim aumentando a sobrevida frente ao mercado.

A técnica consiste em promover leves mudanças no visual do veículo e também nas configurações técnicas, aproveitando a plataforma atual do modelo. Desse modo, se gasta menos do que com uma reestilização.

O termo vem do inglês e se refere aos procedimentos estéticos rejuvenescedores para a face. O que sugere que para os veículos, a ideia é a de rejuvenescer um modelo, sem de fato torná-lo mais moderno.

Pois a prática tem se mostrado eficiente, e isso tanto é verdade que cada vez mais montadoras estão aderindo à prática de facelift em seus modelos.

O caso mais recente foi anunciado pela montadora alemã Volkswagen, que no dia 16 de fevereiro, mostrou ao mundo o resultado do procedimento em seu coupé, o Scirocco.VW Scirocco

As mudanças, como sugere o termo facelift, foram apenas pontuais, sem grandes alterações visuais, o que tornam o “novo” Volkswagen Scirocco apenas um pouco diferente em design do modelo anterior.

As principais mudanças externas do Volkswagen Scirocco após o facelift estão localizadas em seus para-choques, que passaram a ter novo desenho, tanto o traseiro quanto o dianteiro.

A grade frontal também recebeu uma atualização, ficando mais marcante em seu visual, deixando-o mais esportivo do que antes.

Os modernos faróis de xênon e as lanternas de LED completam as alterações visuais que o facelift proporcionou ao modelo da Volkswagen.

Agora tecnicamente falando, o modelo recebeu algumas alterações, também pontuais, mas um pouco mais marcantes.

A principal delas refere-se ao número de opções de motorização, que agora chega com três versões possíveis. A versão de entrada é o 1.4 litro com injeção direta, que proporciona uma potência de 123 cavalos. A versão intermediaria é o 2.0 litro, que pode ter três configurações, com potência que varia de 177 cavalos a 276 cavalos. Há ainda o motor 2.0 turbodiesel, que apresenta duas configurações, uma com potência de 141 cavalos e outra com potência de 181 cavalos.

Facelift Scirocco

Todas as versões apresentam câmbio manual com seis velocidades como item de série, tendo como opcional uma transmissão de dupla embreagem de seis velocidades.

Internamente, as mudanças que o Volkswagen Scirocco recebeu também foram sutis, com poucas alterações em relação ao modelo anterior. O painel de instrumentos recebeu novo visual e nova distribuição de comandos e de informações. O acabamento é muito parecido ao apresentado pelo modelo anterior.

Apesar de não serem tão marcantes como seriam caso o veículo passasse por uma reestilização, as mudanças do facelift realizado pela Volkswagen no Scirocco podem ser consideradas pontuais, no melhor sentido da expressão, já que o coupé da montadora alemã era considerado um modelo interessante pelo público e pela critica. Portanto, quando o “novo” modelo aparecer no Salão de Genebra, em março desse ano, as reações serão das mais positivas, com certeza. É só aguardar.