A Volkswagen confirmou nesta semana que já está a todo vapor a produção do novo SUV Tarek na Argentina. A confirmação foi feita através de um comunicado emitido pela empresa na última segunda-feira, dia 3 de fevereiro. O carro está sendo feito como pré-série, que é quando os modelos ainda estão nas suas primeiras unidades de produção, que são utilizadas para validar a linha antes de começar a fabricação em série.

Volkswagen inicia produção do SUV Tarek na Argentina

O SUV da Volks é considerado como uma das grandes apostas da montadora, mas o seu lançamento deve ficar apenas para o final deste ano de 2020 ou para o começo do ano de 2021. Quando for lançado, o carro deve se tornar o principal rival do Jeep Compass. O carro será vendido no Brasil, mas sendo importado dos Hermanos.

A montadora também confirmou que está produzindo na mesma unidade utilizada para o Tarek, que está instalada em Córdoba, uma nova transmissão manual, de 6 velocidades, chamada MQ281. Mas essa nova caixa não será utilizada em todas as unidades do SUV, apenas serão exportadas para o mercado europeu.

Com isso, a montadora confirmou que realizou um investimento de US$ 800 milhões na Argentina, apenas para viabilizar estes dois projetos. Sobre a escolha da Argentina, Pablo Di SI, presidente da Volkswagen na América Latina, declarou o seguinte: "A Argentina é um pilar fundamental para a Volkswagen América Latina. Nosso objetivo é fortalecer a marca na região, gerando uma base financeira sólida e alcançando maior participação no mercado e mais rentabilidade".

Volkswagen inicia produção do SUV Tarek na Argentina

Vale lembrar que a montadora alemã está preparando uma verdadeira enxurrada de SUVs para o mercado latino americano. Além do  T-Cross, Tarek e da nova geração do Tiguan, a Volkswagen deverá ter mais 2 modelos deste segmento. O Nivus será um inédito que vai ter sua produção local, na unidade de São Bernardo do Campo (SP). Já o Atlas deve chegar como o mais carto de todos, ainda sem previsão de lançamento.