A Volkswagen levou para o Salão de Frankfurt um produto que pode ser classificado como genuinamente brasileiro. A Tarok Concept é uma picape que teve o seu modelo conceitual completamente desenvolvido por designers brasileiros. O modelo já havia sido apresentado por aqui durante a última edição do Salão de São Paulo e também já esteve em Nova York, neste ano.

Volkswagen mostra picape Tarok Concept no Salão de Frankfurt

O carro combina basicamente algumas das principais características da última geração de SUVs digitalmente conectados toda a versatilidade que se espera de uma picape que possui cinco metros. A montadora acredita que o carro possui um grande potencial para exportação e, se entrar para a linha de produção, poderá ampliar a linha de modelos da Volkswagen em outros mercados ao redor do mundo.

O carro foi completamente desenhado sobre a Estratégia Modular MQB. O carro traz algumas soluções inovadores interessantes, como o conceito de área de carga variável. O espaço do assoalho pode ser ampliado não apenas pela abertura da tampa da caçamba, mas também utilizando um novo mecanismo para deitar o painel traseiro da cabine de passageiros.

Com isso, a parte traseira da cabine também pode ser utilizada para levar objetos mais longos. Para colaborar com essa versatilidade, o modelo conta com uma capacidade máxima de carga elevada para a categoria: uma tonelada.

Volkswagen mostra picape Tarok Concept no Salão de Frankfurt

Em termos de tamanho, o carro possui 4.914 mm de comprimento, 1.830 mm de largura (sem os espelhos externos) e 1.677 (sem os trilhos do teto). Uma grande distância de 2.990 mm separa os eixos dianteiro e traseiro. Os balanços são curtos, com 914 mm na frente e 1.010 mm na traseira.

Alguns elementos de design acabam tornando o projeto mais atraente, como uma faixa continua de LED na pare traseira que fica localizada bem acima da porta da caçamba e acaba se mesclando nas extremidades com as lanternas traseiras.