A Volkswagen confirmou que está trabalhando no desenvolvimento de um sistema que torne mais efetiva a comunicação e entre os veículos da montadora. Mais do que isso, estes novos conceitos de conectividade devem também ajudar no processo de comunicação dos veículos com as estruturas das cidades como um todo.

Volkswagen quer lançar sistema que permite com que seus carros “conversem”

O sistema está sendo desenvolvido dentro do conceito V2X, e devem se utilizar de uma conexão sem fio chamada IEEE 802.11p (pWLAN). Este é um padrão que foi estabelecido para comunicação inter-veicular não-proprietária e direta. Através deste sistema, eles poderão enviar e receber uma série de informações de outros veículos e também com elementos de infraestrutura, como é o caso dos semáforos.

No caso da distância possível da comunicação efetiva dos sistemas, ela poderá ser feita quando for igual ou menor a 500 metros. A ideia é trocar informações que sejam relevantes para o motorista quando ele estiver conduzindo o seu veículo, como os dados de trânsito, os acidentes que podem ter acontecido na região e, até mesmo, a aproximação de cruzamentos para reduzir a chance de acidentes nestes pontos das cidades.

Além dos modelos de carros considerados convencionais, que são comprados e conduzidos por qualquer pessoa, a ideia da empresa também é utilizar o modelo pWLAN em veículos de serviço, como as ambulâncias e até mesmo os caminhões de bombeiros. Eles poderão emitir sinais para os veículos que estiverem no caminho para que eles consigam se posicionar para permitir a passagem dos mesmos.

Volkswagen quer lançar sistema que permite com que seus carros “conversem”

A utilização deste novo sistema também deverá evitar que os carros utilizem outros sistemas de comunicação, tais como o WiFi, que muitas vezes apresenta problemas de funcionamento. O sistema também elimina a necessidade de uso de uma rede de dados móveis, tais como o 5G.

A previsão da montadora é de que o sistema realmente seja implementado nos veículos a partir do ano de 2019. É claro que essa previsão é para os países estrangeiros, especialmente Europa e Estados Unidos. Ela será limitada, neste primeiro momento, a avisos que serão emitidos se utilizando dos painéis internos, mas terá estrutura para ir ficando mais robusto com o passar do tempo.