Foram divulgados nesta semana os esboços enviados pela Volkswagen para o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) da sua picape Tarok. Este é um procedimento padrão que deve ser feito para que os produtos que vão ser lançados no país tenham as suas propriedades protegidas.

Volkswagen registra esboços da Tarok no Brasil

O modelo é um projeto que foi desenvolvido completamente no Brasil. A montadora apresentou para o público em geral o modelo durante a última edição do Salão do Automóvel, em São Paulo, mas ainda como um carro conceito. Além disso, o projeto também foi apresentado em outros grandes eventos do setor, como o Salão de Nova York e o Salão de Frankfurt.

A picape chama a atenção pode ser um modelo de porte intermediário que deve bater de frente com a Fiat Torto, quando for lançada. Quando foi apresentada no seu conceito, ela tinha 4,90 metros de comprimento e 3 metros de entre-eixos, com capacidade para levar até uma tonelada. Já o conjunto mecânico era formado por um motor 1.4 turbo de 150 cavalos.

A Tarok deve ser construída sobre a plataforma MQB, que é utilizada por outros modelos da marca, como o polo, o Virtus, o Jetta e também o Tiguan. Mas a montadora afirma que foram feitas uma série de mudanças na estrutura do carro para que ele tenha a sua robustez aumentada e consiga aguentar o tranco esperado de um modelo deste porte.

Volkswagen registra esboços da Tarok no Brasil

A montadora deve apostar em alguns outros atrativos para conquistar o público de um segmento cada vez mais disputado. A montadora apresentou, no seu conceito, entradas USB e tomadas em um nicho na caçamba.

Além disso, o carro conta também com um sistema de rebatimento dos bancos traseiros, que é junto com uma espécie de fundo falso que fica na carroceria. Para funcionar, basta abaixar a tampa para que o comportamento de cargas ganhe quase 1 metro extra de profundidade.

O carro ainda não tem data confirmada para ser lançado no Brasil.