A Volkswagen anunciou esta semana um gigantesco plano que tem como principal objetivo fazer com que a empresa se torne a companhia mais lucrativa dentro do segmento de veículos elétricos nos próximos anos. De acordo com as informações que foram divulgadas pelo presidente da Volkswagen, Herbert Diess, a ideia é investir 44 bilhões de euros (50 bilhões de dólares) até o ano de 2023.

Volkswagen revela plano bilionário para investimento em veículos elétricos

Todo este dinheiro anunciado será gasto no desenvolvimento de carros elétricos e autônomos. Além disso, parte dos recursos também serão gastos para a criação de novos serviços de mobilidade, além de explorar outras áreas de cooperação com a montadora Ford.

Sobre a parceria que entre as duas gigantes do setor automobilístico, o presidente da Volkswagen afirma esperar que se chegue a um acordo geral até o final deste ano. A ideia, em um primeiro momento, é que as duas empresas unam esforços para pesquisa, desenvolvimento e lançamento de carros elétricos comerciais.

Quando questionado sobre se essa aproximação entre as duas companhias poderia indicar algo a mais, Diess deixou claro que uma fusão com a Ford não está na agenda, e disse também que não há planos para comprar uma fatia na fabricante dos EUA.

Volkswagen revela plano bilionário para investimento em veículos elétricos

Outro objetivo do investimento que está sendo feito pela empresa é reduzir drasticamente os custos que as companhias possuem para criação e lançamento de carros elétricos. Para que o mercado comece a aceitar melhor este tipo de veículo, a Volkswagen quer que o desenvolvimento de carros elétricos alcance valores de custo parecidos com os dos carros a diesel.

São veículos apaixonantes, (com) elevadas economias de escala. Eu acredito que nós seremos a mais lucrativa companhia de carros elétricos", disse Diess, ao responder a perguntas de jornalistas.

Dentre as medidas efetivas que já serão tomadas pela alemã em relação ao aumento da produção de carros elétricos estão projetos para reequipar três de suas fábricas na Alemanha para construir carros elétricos e para explorar alianças com parceiros do setor de baterias e com fabricantes rivais de veículos.