A Volkswagen comunicou mais uma parada na sua linha de produção localizada em São Bernardo do Campo, no interior de São Paulo. O motivo é a falta de semicondutores e outros componentes que precisam ser utilizados para a produção de modelos como Polo, Virtus, Nivus e Saveiro. De acordo com a montadora, a linha de produção vai parar no próximo dia 9, quando os funcionários entram em férias coletivas. A produção deve ser retomada no próximo dia 28.

Volkswagen suspende produção de Polo, Virtus, Nivus e Saveiro

A empresa alemã divulgou uma bota sobre a paralisação: “A Volkswagen do Brasil informa que a fábrica de São Bernardo do Campo/SP (Anchieta), a partir de 9/5/22, terá 20 dias de férias coletivas para os dois turnos, em razão da falta de semicondutores.” A fabricante não diz quantos funcionários receberam as férias coletivas, mas o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC afirma que são 2,5 mil trabalhadores dos 4,5 mil que trabalham nas linhas de produção. No total, a fábrica Anchieta tem aproximadamente 8,2 mil funcionários.

Em uma entrevista concedida para a imprensa, José Roberto “Bigodinho” Nogueira da Silva, coordenador-geral da representação na VW, afirmou que “a falta de política industrial e a falta de desenvolvimento do país tem causado a desestruturação da cadeia produtiva. Sendo que, hoje, faltam insumos básicos que eram produzidos no Brasil e que não são mais justamente por falta desta discussão da maior localização no País”.

Volkswagen suspende produção de Polo, Virtus, Nivus e Saveiro

Com essa parada, é a segunda vez que a Volkswagen acaba se vendo obrigada a paralisar as atividades da sua linha de produção de São Bernardo do Campo, neste ano. A empresa teve também que fazer uma suspensão por uma semana antes do feriado de Tiradentes, também pela falta de semicondutores.