A Volkswagen apresentou nesta semana nos Estados Unidos um conceito do SUV Taos com uma pegada mais aventureira e que deve se chamar Basecamp. De acordo com as informações que foram divulgadas, a ideia é oferecer um modelo destinado as pessoas que gostam de acampar ou que gostam de se aventurar por trilhas e caminhos mais complicados. O modelo será inspirado no grande SUV Atlas Basecamp, que é vendido também no mercado americano.

Volkswagen Taos ganha conceito aventureiro

Este novo Taos teve o seu projeto de desenvolvimento pelo time de design da Volkswagen em Oxnard, na Califórnia. Dentre as principais diferenças destacam-se pela suspensão elevada H&R Special Springs LP, rodas de 17 polegadas calçadas com pneus todo-terreno Falken Wildpeak A/T Trail nas medidas 225/65 e um bagageiro de teto personalizado e equipado com luzes auxiliares de LED de longo alcance – bastante úteis para usar ao anoitecer em trilhas off-road.

O modelo conta ainda com molduras plásticas nos para-lamas, apliques plásticos laterais e protetor frontal e traseiro pintados de prata. O modelo também deve ter, como estilo, uma pintura azul combinada com capô e teto em preto fosco, enquanto que detalhes de acabamento aparecem em preto brilhante.

Volkswagen Taos ganha conceito aventureiro

O carro ainda conta com um logotipo Basecamp na grade frontal, para-lamas e na base das portas dianteiras, enquanto uma linha laranja surge na grade, faróis e na capa dos espelhos retrovisores. No interior a única novidade é a divisória no porta-malas, que permite pendurar itens como cordas, lanternas, capacetes, entre outros equipamentos de escalada ou camping.

Por enquanto, ainda não foram reveladas as características mecânicas do Basecamp, que ainda se trata de um conceito. A versão convencional do Taos vai estrear nos Estados Unidos com motor 1.5 TSI de 160 cv e 25,4 kgfm, que além de ser 10 cv mais potente do que o 1.4 TSI traz um moderno sistema de desativação de cilindros. Esse conjunto trabalhará junto do câmbio automático de 8 marchas nas versões de tração dianteira, enquanto que os modelos com tração integral 4Motion terão a caixa automatizada de dupla embreagem DSG de 7 velocidades.

O novo Taos deve chegar ao Brasil em breve, mas ainda não existe previsão de lançamento do Basecamp.