O Grupo Volkswagen confirmou que pretende expandir suas operações e lançar no mercado uma nova marca, desta vez focada na venda de veículos de baixo custo. De acordo com as informações que circulam pelo mercado automotivo, a ideia é que a nova marca seja lançada no ano de 2019, e o primeiro mercado que deve receber a novidade será a China.

Volkswagen terá marca de baixo custo

Uma série de informações que já tinham sido divulgadas previamente afirmam que a Volks estaria preparada para lançar a nova marca neste ano de 2017, mas dois fatores acabaram sendo fundamentais para a tomada da decisão de adiar o lançamento: a grande crise econômica que foi sentida pelas montadoras em diversos países, e também o caso dieselgate, que acabou se transformando em uma das maiores crises da montadora alemã em toda sua história.

Até o momento a marca de baixo custo ainda não tem um nome definido, ou a empresa achou melhor ainda não levar ao grande público essa informação. Mas as operações por de baixo dos panos já estariam a todo vapor, e a empresa estaria se preparando para já chegar com capacidade de suprir as necessidades deste segmento no mercado chinês, uma vez que 40% de toda frota é formada por carros de baixo custo.

Modelos

Volkswagen terá marca de baixo custo

Em recente entrevista para um site britânico, o chefe de desenvolvimento da Volkswagen, Frank Welsch, afirmou que, em um primeiro momento, a ideia será lançar no mercado um sedã compacto. Mas tudo indica que a marca também aposte no lançamento de um novo modelo de SUV, uma vez que essa pode ser considerada como a categoria da moda entre os compradores de carros globais.

A ideia da empresa é aproveitar alguns dos elementos que já existem na casa, sendo que tanto o sedã quanto o SUV deverão ter tração dianteira. Tudo indica que os carros deverão ser variações das plataformas PQ, que já são utilizadas para fazer alguns dos maiores clássicos da empresa, tais como Gol e Fox.

Mesmo que o foco inicial realmente esteja na China, os executivos da Volks afirmam que é certo o lançamento da nova marca também em outros mercados, tais como a Índia e também o Brasil.  Mas ainda não existe uma data prevista para que isso aconteça.