Os carros populares, de motor 1.0, representam mais de 30% de toda a venda de veículos no país. Sendo assim, esse segmento movimenta as indústrias automobilísticas e faz com que elas invistam cada vez mais em atrativos e diferenciais que impulsionem as vendas de seus modelos na categoria.

Assim, três meses após o lançamento do novo modelo popular da Volkswagen, o up!, a montadora resolve apostar ainda mais no seu compacto em duas novas versões com a pretensão de alavancar as vendas. A partir de agora, o up! conta com versões em duas portas, além da mais inovadora: o câmbio automatizado denominado de I-Motion.

Cambio I-Motion

O câmbio automatizado trata-se de uma versão mais barata e acessível do câmbio automático. Nele, o veículo também não possui o pedal de embreagem, mas a mudança entre uma marcha e outra se dá quando a central eletrônica detecta a necessidade de mudança de marcha, fazendo com que o atuador acione a embreagem e, logo após, outro atuador posiciona o garfo de mudança engrenando o veículo numa outra marcha.

Com a mudança, o compacto da Volks passa a ser o veículo mais barato do mercado com o sistema automatizado de transmissão, por 30.990,00 reais. A nova transmissão continua com o câmbio de 5 marchas, presente também no gol, mas foi atualizada para que se torna-se mais leve- cerca de 10 kg a menos- e pudesse ser ainda mais barata.

I-Motion

Oferecer esse tipo de câmbio num veículo 1.0 é uma grande aposta da montadora, que tem nessa alteração um potente chamariz e acelerador das vendas, já que é o único no mercado com esse preço e que pode atender a todo o público de menor poder aquisitivo que procura um automóvel automatizado e de baixo custo. Contudo, o grande desafio para a empresa é conseguir fidelizar e convencer quando o assunto é a eficiência do sistema em um veículo de motor bem mais fraco e leve.

Acontece que em testes já feitos o up! automatizado apresenta trocas nada suaves, principalmente nas marchas de força, quando o veículo dá grandes engasgadas, trancos e vibrações para arrancar e ganhar o desempenho esperado. Além disso, para aumentar a autonomia e garantir o diferencial do veículo, que é o baixo consumo de combustível, o sistema de troca ganhou degraus menores, fazendo com que o mesmo trafegue sempre em marchas mais altas e desnecessárias, sendo uma opção incrementar o câmbio borboleta, semiautomático.